PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Polvo "vidente" quebra tradição e prevê também final da Copa

8 jul 2010 - 09h45
(atualizado às 09h53)
Compartilhar

O polvo Paul, o mais idolatrado e às vezes o mais odiado como o infalível oráculo da Copa do Mundo de 2010, terá nesta sexta-feira sua parcela de protagonista. Ele dará seus prognósticos para a final entre Espanha e Holanda e para a decisão do terceiro e quarto lugares, entre Alemanha e Uruguai.

Isso significa que Paul deverá eleger entre os moluscos depositados dentro dos correspondentes frascos que ficam cada um com a bandeira de uma seleção diferente, em dois turnos distintos, uma para cada jogo.

Até agora, Paul só havia sido utilizado para prever os resultados das partidas das quais participava a seleção de Joachim Löw. No que toca ao Mundial da África do Sul, ele acertou seis prognósticos, incluindo a derrota desta quarta-feira para a Espanha, na semifinal.

Sua fama de infalível colocou o aquário Seelife, de Oberhausen, no oeste da Alemanha, como uma celebridade. Isso não isenta, porém, de perigos, como demonstraram as múltiplas mensagens postadas no Twitter, em redes sociais e em bate-papos da internet difundindo diversas receitas de cozinha à base de polvo por parte da torcida derrotada.

Com a derrota da Alemanha frente aos homens de Vicente Del Bosque, os recados se multiplicaram. "O que será do polvo Paul?", perguntava-se nesta quinta a imprensa popular germânica, como o diário Berliner Kurier, fazendo eco das mensagens lançadas na rede pedindo que se mande o molusco para a panela.

Outros internautas recomendam a ele um exílio na Espanha, desde que persista em prognosticar - e acertar - uma vitória do país na final do próximo domingo. Em caso contrário, seu destino seria a especiaria mais conhecida: o polvo à galega.

Para as previsões desta sexta, espera-se uma expectativa similar diante do aquário de Paul à que foi observada dois dias antes do confronto entre Alemanha e Espanha, quando cerca de vinte equipes de televisão acompanharam o palpite.

Essa escolha acabou transmitida ao vivo por vários canais de televisão alemães, assim como o espanto estampado no rosto dos comentaristas que viram o animal abrir o frasco com a bandeira espanhola e comer o alimento, depreciando o recipiente com a bandeira alemã.

Neste momento, muitos lembraram que no histórico de Paul havia um erro crasso - apostou em uma vitória da Alemanha na final da Eurocopa de 2008 contra a Espanha, que há dois anos também tinha ganhado, em Viena, por 1 a 0 - e assim havia certa esperança de que os alemães chegassem à decisão do Mundial.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Após acertar os resultados da Alemanha na Copa, Paul apostará nesta sexta também na final
Após acertar os resultados da Alemanha na Copa, Paul apostará nesta sexta também na final
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade