PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Por campanha histórica, Paraguai e Japão jogam pelas oitavas

29 jun 2010 - 02h36
Compartilhar
Rodrigo Tognato

As seleções de Paraguai e Japão nunca passaram das oitavas de final de uma Copa do Mundo. Uma das duas equipes está perto de quebrar este tabu, basta vencer a partida desta terça-feira, às 11h (de Brasília), no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória. O vencedor enfrentará na próxima fase quem passar do jogo entre Espanha e Portugal.

O Japão disputa a quarta Copa do Mundo de sua história, na África do Sul. Em três participações anteriores, os asiáticos foram eliminados duas vezes na fase de grupos, terminando na última colocação em 1998 e 2006. A única vez que avançou à segunda fase aconteceu em 2002, quando sediou o torneio junto com a Coreia do Sul. Porém, a equipe então dirigida pelo técnico Philippe Troussier caiu nas oitavas de final frente à Turquia.

Comandados agora pelo treinador Takeshi Okada, o Japão faz campanha surpreendente no Mundial 2010. Considerada antes da competição como provável "saco de pancadas" do Grupo E, a seleção surpreendeu e avançou pela segunda vez às oitavas de final. A equipe terminou a primeira fase como melhor segunda colocada dentre todas, com seis pontos e dois gols de saldo.

Amparados pelo meia Kosuke Honda, que está atuando improvisado no ataque, o Japão venceu pela primeira vez uma partida de Mundial fora do país. Ganhou de Camarões por 1 a 0 e perdeu da Holanda pelo mesmo placar. Chegou à última rodada precisando de um empate contra a boa seleção dinamarquesa; fez melhor e ganhou com propriedade por 3 a 1.

Já o Paraguai se aproveitou da decepcionante campanha da atual campeã Itália e venceu o Grupo F com sete pontos. Estreou contra os europeus e empatou por 1 a 1. Nas partida seguinte, conquistou a recuperação e ganhou da Eslováquia por 2 a 0. Na última rodada, no entanto, tropeçou ante a Nova Zelândia ao ficar no empate sem gols, mas o resultado garantiu a primeira colocação da chave com cinco pontos.

Com mais experiência que os japoneses em Copa do Mundo, o Paraguai está em sua oitava participação. Por três vezes a equipe avançou à segunda fase e, em ambas, foi eliminada nas oitavas de final. Na primeira participação em fases finais, os sul-americanos foram derrotados, em 1986, no México, pela Inglaterra, pelo placar de 3 a 0.

Com uma defesa sólida, liderada por Chilavert, Ayala e Gamarra, a seleção do Paraguai enfrentou a anfitriã França nas oitavas de final, em 1998, após surpreender e eliminar a Espanha na fase de grupos. Os donos da casa, que sagraram-se campeões no final da competição, esbarraram na barreira paraguaia e só conseguiu marcar o gol da vitória aos 8min do segundo tempo da prorrogação, com o zagueiro Laurent Blanc.

Na última partida pela segunda fase de uma Copa do Mundo, a Alemanha foi a algoz de 2002 ao vencer por 1 a 0. A desclassificação aconteceu de fora dramática aos 43min do segundo tempo, com gol de Oliver Neuville.

Para o jogo desta terça-feira em Pretória, o Paraguai terá o desfalque do volante Victor Cáceres, suspenso pelo segundo cartão amarelo. O substituto será Nestor Ortigoza. As outras duas mudanças aconteceram pelos retornos de Alcaraz e Caniza, que entram nas vagas de Júlio Cáceres e Caniza.

A principal preocupação do técnico Gerardo Martino é o ataque da equipe. O badalado trio de atacantes, formado por Valdez, Santa Cruz e Barrios, ainda não desencantou na África do Sul. Tanto que os três gols marcados aconteceram de jogadores de outros setores: os meias Vera e Riveros, e o zagueiro Alcáraz.

Sem problemas por suspensão, o único desfalque que o técnico Takeshi Okada terá no Japão é o reserva Konno, que está machucado. A equipe será a mesma que venceu a Dinamarca na última quinta-feira, com Honda atuando isolado como atacante.

FICHA TÉCNICA

Paraguai x Japão

Paraguai: Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz, Morel Rodríguez, Riveros, Vera, Ortigoza; Valdez, Santa Cruz e Barrios. Técnico: Gerardo Martino

Japão: Kawashima; Komano, Marco Tulio Tanaka, Nakazawa, Nagatomo; Abe; Matsui, Hasebe, Endo, Okubo; Honda. Técnico: Takeshi Okada

Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Jogadores paraguaios treinam em clima de descontração
Jogadores paraguaios treinam em clima de descontração
Foto: EFE
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade