PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Por final inédita, Espanha desafia temida sensação Alemanha

7 jul 2010 - 04h47
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Durban

A Espanha terá nesta quarta-feira a chance de chegar pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo. Porém, o obstáculo do jogo marcado para as 15h30 (de Brasília), em Durban, é a temida Alemanha, tricampeã mundial e sensação na África do Sul depois de goleadas impiedosas contra Inglaterra e Argentina. O vencedor encara a Holanda.

Até a aguardada semifinal, Espanha e Alemanha cursaram caminhos inversos aos previstos antes do Mundial. Os espanhóis, campeões da Eurocopa, chegaram como favoritos, posição agora ocupada pelos alemães.

A Espanha logo na estreia foi surpreendida pela Suíça. Recuperou-se com vitórias sem brilho sobre Honduras e Chile e não engrenou a partir das oitavas. Vitórias magras contra Portugal e Paraguai, sendo que no último jogo se livrou de levar o primeiro gol da partida após pênalti desperdiçado por Cardoso.

"Os espanhóis formam a equipe mais organizada dos últimos anos. Ele têm um ataque muito forte, ele estão muito tempos jogando juntos,. Quase não cometem erros. É a seleção que menos comete erros. Temos que fazer eles cometerem", analisou o técnico alemão Joachim Löw.

A Alemanha, por sua vez, chegou desacreditada à África do Sul. Mas logo no primeiro jogo fez 4 a 0 sobre a Austrália e virou sensação. Status perdido com a derrota para a Sérvia e a vitória apertada sobre Gana, mas recuperado e ampliado com goleadas sobre as tradicionais Inglaterra e Argentina.

"Somos equipes distintas. Eles têm jogadores de muita qualidade, como o Klose e o Ozil. São jogadores que marcam presença. Ele tem um bom trabalho nas categorias de base e isso é provado pela boa campanha de um time jovem aqui na África" elogiou o técnico da Espanha, Vicente Del Bosque.

Em campo, também estará a reedição da final da última Eurocopa. A Espanha, então dirigida por Luis Aragonés, venceu por 1 a 0 e levou o título de 2008. A Alemanha não esconde o desejo de vingança, como prova o atacante Lucas Podolski.

"Nada me diz sermos considerados favoritos por termos vencido a Inglaterra por 4 a 1 e a Argentina por 4 a 0. O que é certo é que se ganharmos vai ser uma bela revanche pela derrota na final da Eurocopa", disse.

A Alemanha, no entanto, terá uma mudança forçada em relação ao time que goleou a Argentina. Thomas Müller, suspenso, dará lugar a Cacau, Trochowski ou Kroos. O brasileiro naturalizado alemão, recuperado de contusão, deve ser o escolhido pelo técnico Joachim Löw.

Pelo lado espanhol, time indefinido. Com atuações apagadas, o atacante Fernando Torres pode perder a vaga de titular. David Silva e Fábregas são cogitados para o lugar do centroavante, ofuscado pela boa fase do companheiro de ataque David Villa, que já marcou quatro gols na Copa.

Equipes prováveis

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Boateng; Khedira, Schweinsteiger, Özil e Podolski; Klose e Cacau (Trochowski).Técnico: Joachim Löw

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso, Iniesta e Xavi; David Villa e Fernando Torres (Fábregas). Técnico: Vicente del Bosque

Para ficar de olho

Duelo de artilheiros: De um lado, estará Klose, quatro gols pela Alemanha na África do Sul. Do outro, David Villa, um a mais e atual artilheiro da Copa.

Recorde: Se marcar mais um, Miroslav Klose se igualará a Ronaldo como maior artilheiro em Copas com 15 gols.

Brasil em campo: Cacau deve ser o escolhido de Löw para jogar desde o início no lugar de Thomas Müller. O jogador é o último brasileiro no Mundial, incluindo árbitros e outros jogadores naturalizados.

Pé torto espanhol: Até o momento, a Espanha já desperdiçou dois pênaltis na Copa: Villa contra Honduras e Xabi Alonso contra Paraguai. O técnico Vicente Del Bosque desconversou sobre quem será o batedor oficial.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Fábregas deve ser uma das novidades na partida de quarta-feira
Fábregas deve ser uma das novidades na partida de quarta-feira
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade