0

"Combinação maluca" põe o Uruguai como campeão do mundo

29 jun 2010
11h42
atualizado às 14h04

De volta às quartas de final de uma Copa do Mundo depois de 40 anos, a seleção uruguaia ganhou mais um motivo para confiar no tão sonhado tricampeonato. Segundo as estatísticas de todos os Mundiais, é possível prever o campeão antes mesmo de a competição terminar.

A brincadeira foi realizada pela Espn Deportes e não consiste em indicar quem será o país que erguerá a taça da Fifa em 2010, e sim em apontar os 31 eventuais perdedores através de dados e tendências históricas de todas as Copas realizadas até hoje.

Confira abaixo a "combinação maluca" que aponta a seleção uruguaia como campeã do mundo na África do Sul:

1- Ranking da Fifa: jamais um campeão mundial esteve abaixo da 20ª posição desde que a entidade implementou seu ranking. Por essa razão, já considerando possíveis mudanças no ranking feitas antes mesmo do torneio, estão eliminadas as equipes abaixo da 60ª colocação Nova Zelândia (80ª), Coreia do Norte (102ª) e África do Sul (81ª).

2- Derrota nas Eliminatórias: nunca uma equipe europeia se consagrou vencedora após sofrer mais de uma derrota nas Eliminatórias. Assim, saíram Grécia, Eslovênia, Eslováquia e Sérvia.

3- Média de gols: jamais uma seleção com média inferior a 1,5 gols nas Eliminatórias foi campeã. Por isso, Austrália e Argélia deixaram a briga pelo título e o Paraguai deve ser o próximo.

4- Quartas de final: nunca um país que não chegou à essa fase em alguma edição anterior festejou o título. Assim, Costa do Marfim, Gana, Japão e Honduras já iam se despedir da taça mesmo.

5- Lanterna: jamais um selecionado que já ficou na última posição em um torneio anterior foi campeão. México (ficou na lanterna em 1930, 1958 e 1978), Estados Unidos (1998) e Coreia do Sul (1954) não foram a exceção na África do Sul. Até aí, nenhuma surpresa.

6- Invencibilidade: Holanda e Espanha serão os primeiros favoritos a serem eliminados por esse sistema. Isso, porque nunca em toda a história uma seleção europeia que se classificou com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias venceu a Copa do Mundo seguinte.

7- Brasil na primeira fase: não aconteceu, em nenhum Mundial anterior, de uma seleção que dividiu o grupo da etapa inicial do torneio com o Brasil ser campeã em seguida. Por isso, Cristiano Ronaldo e Portugal dão adeus ao sonhado caneco.

8- Treinador local: Inglaterra, Camarões, Nigéria e Chile não caíram por suas más atuações, e sim pela "maldição do técnico estrangeiro", pois todos os campeões mundiais até hoje tinham comandantes nascidos no próprio país. Fabio Capello, Paul Le Guen, Lars Lagerbäck e Marcelo Bielsa só poderiam conhecer a glória se treinassem Itália, França, Suécia e Argentina, respectivamente.

9- Europeus caseiros: Dinamarca, Suíça, França e Itália se despediram da competição ainda na primeira fase, pois jamais uma seleção da Europa ergueu o troféu fora do Velho Continente. Por isso, a Alemanha será a próxima a arrumar as malas e voar de volta para casa.

10- Copa América e Copa das Confederações: mais uma maldição que ronda os Mundiais. Nunca, nos oitenta anos de Copa do Mundo, uma nação que venceu algum desses torneios foi campeã no Mundial seguinte. Com isso, o Brasil, campeão continental em 2007 e das Confederações em 2009, tem dois bons argumentos para se despedir da África do Sul em breve.

11- Melhor do Mundo: desde a criação da "Bola de Ouro" da revista France Football, nunca um jogador que ganhou esse prêmio no ano anterior foi coroado com o título da Copa no ano que veio em seguida. Lionel Messi, astro argentino e eleito melhor do mundo em 2009, pode ser o próximo a entrar para esse seleto time.

12- Uruguai campeão: depois de 60 anos de tristezas a seleção cisplatina voltaria a levantar a mais cobiçada taça do planeta. Além disso, o país venceu seus únicos dois campeonatos mundiais em anos terminados em zero - 1930 e em 1950. Resta saber se os comandados de Oscar Tabárez conseguirão honrar as estatísticas históricas e levarão o tão sonhado caneco de volta para Montevidéu.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Uruguaios comemoram mais um gol na Copa do Mundo; seleção pode ser tricampeã em 2010
Uruguaios comemoram mais um gol na Copa do Mundo; seleção pode ser tricampeã em 2010
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade