PUBLICIDADE

Copa do Mundo

"É o jogo de nossas vidas", afirma Sergio Ramos

9 jul 2010 - 15h58
(atualizado às 16h11)
Compartilhar

O lateral direito Sergio Ramos disse nesta quarta-feira que a final da Copa do Mundo contra a Holanda, no domingo, às 15h30 (de Brasília), no Soccer City, será a partida da vida dos jogadores da Espanha. O atleta reconhece que a equipe comandada pelo técnico Vicente del Bosque vive momentos de tensão diante de um momento tão importante.

"Garanto que, para um jogador, não há nada maior em sua carreira do que a possibilidade de jogar uma final de um Mundial representando seu país. Me sinto um privilegiado", disse o lateral. Perguntado sobre se considera sua geração como a melhor do futebol espanhol, Ramos não titubeou.

"Tendo muito respeito às (gerações) do passado, acho que sim. Se a Espanha está vivendo agora, também é por causa deles, pelo trabalho anterior, pelas decepções vividas em Mundiais com grandes gerações de jogadores", analisou.

Segundo o atleta, o grande segredo da atual Espanha é que formam "uma equipe muito unida". "Estamos há um mês e meio fora de nossas casas, sentindo saudades, e não houve nenhum problema na concentração. No campo, se vê que são muitos anos jogando juntos, nos entendemos com o olhar", declarou o jogador.

Apesar de não ter marcado nenhum gol neste Mundial até agora, o lateral não demonstra preocupação. "Estive muito perto (do gol) em várias ocasiões, mas o mais importante é a equipe, que possamos realizar o sonho de toda a Espanha. Sempre penso que meu primeiro objetivo deve ser defender e deixar o gol de Iker (Casillas) no zero", disse.

Quando lembrado da discussão que teve com o técnico anterior da Espanha, Luis Aragonés, durante a Eurocopa 2008, que terminou com título espanhol, Sergio Ramos diz que "momentos como aquele me serviram para crescer".

"São situações que o futebol apresenta, que têm um lado bom e um ruim. Os grandes sabem se levantar e reagir, se aprende com os erros. Na Eurocopa, houve momentos de sofrimento porque não comecei como gostaria. A discussão com Luis Aragonés me fez reagir. Agora, estou orgulhoso pela forma com que cheguei ao Mundial e satisfeito com que estou apresentando", explicou o jogador.

"Agora, mais do que nunca, é preciso tentar aproveitar este prêmio (chegar à final da Copa), porque é uma recompensa a muitos anos de luta. Devemos aproveitar este momento e ser campeões", afirmou.

Para Sergio Ramos, a Holanda, adversária na disputa pela taça, é "uma grande seleção que teve muito mérito para chegar à grande final. "Mostrou um futebol muito vistoso, ofensivo em todo o Mundial. Estão em um alto nível e precisaremos freá-los para vencer".

Segundo o lateral, para levar o título, a Espanha precisa manter seu estilo e "mostrá-lo como fizemos contra a Alemanha", na semifinal. Melhoramos no Mundial depois de começar com um jogo, contra a Suíça (derrota por 1 a 0), que ninguém esperava. Essa derrota nos fez ver que não se vence ninguém antes de jogar", analisou Ramos, fazendo um balanço da campanha espanhola nesta Copa até o momento.

"Todas as partidas são complicadas. Desde esse dia, mostramos nosso nível até uma semifinal na qual mostramos o futebol que tanto sucesso nos deu. É o momento de mantê-lo em uma final que todos sonham em vencer", concluiu o lateral.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Sergio Ramos pode ajudar a Espanha a conquistar o título mundial inédito
Sergio Ramos pode ajudar a Espanha a conquistar o título mundial inédito
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade