PUBLICIDADE

Copa do Mundo

"Febre laranja" toma conta da Holanda antes da decisão

10 jul 2010 - 06h34
(atualizado às 07h37)
Compartilhar

A imprensa holandesa destaca neste sábado a "febre laranja" que tomou conta do país às vésperas da final da Copa do Mundo da África do Sul, contra a Espanha, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo.

Apesar de apenas 63% dos holandeses dizerem que estão certos de que a seleção local vai derrotar a equipe comandada pelo técnico Vicente Del Bosque, segundo pesquisa do jornal De Volkskrant, as ações de apoio se estendem por todo o país.

Milhares de holandeses partiram neste sábado do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, rumo à África do Sul para apoiar o time, enquanto um seleto grupo de milionários, cujos membros pagaram entre 10 mil e 20 mil euros (entre R$ 22 mil e R$ 44 mil, aproximadamente) cada para acompanhar a decisão, chegará a Johannesburgo em 15 jatos privados, informa a versão digital do jornal De Telegraaf.

O apoio também é notado em redes sociais como o Twitter, onde cerca de 25 mil pessoas acrescentaram um quadro laranja em seus perfis em apoio à seleção holandesa, segundo o site da televisão pública NOS.

O Escritório nacional de Turismo, por sua vez, lançou a plataforma now.holland.com, que vai exibir fotos, vídeos e mensagens detectados por intermédio das redes sociais de internet e os colocará em um mapa mundi para mostrar até onde chega a "febre laranja".

As autoridades holandesas já anteciparam que vão disponibilizar telas gigantes para transmissão da decisão nas principais cidades do país, enquanto a rede de cinemas Pathé anunciou que vai transmitir o jogo em 3D em suas salas de Amsterdã e Roterdã.

A Prefeitura da capital Amsterdã espera celebrar a vitória holandesa com um passeio da seleção em um barco pelos canais da cidade, e informou que, em caso de vitória, será permitido o acesso gratuito aos meios de transporte públicos na próxima terça, quando o time deve voltar ao país.

Os museus Rijksmuseum e Van Gogh anunciaram que fecharão suas portas na terça devido à proximidade da praça onde serão realizadas as celebrações.

O apoio ao time nacional é muito mais forte na Holanda que na Espanha, onde existe uma forte divisão entre os clubes de futebol regionais, disse em entrevista o correspondente na Espanha da NOS, Edwin Winkels.

Holanda e Espanha se enfrentam no domingo, às 15h30 (de Brasília), em Johannesburgo, pela final do Mundial. Neste sábado, também às 15h30 (de Brasília), em Port Elizabeth, Uruguai e Alemanha disputam o terceiro lugar.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Holanda treina na África do sul; milhares de torcedores se dirigem ao país neste sábado para a final da Copa
Holanda treina na África do sul; milhares de torcedores se dirigem ao país neste sábado para a final da Copa
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade