PUBLICIDADE

Copa do Mundo

"Iniesta nos colocou no céu", comemora jornal espanhol

11 jul 2010 - 18h49
(atualizado às 20h22)
Compartilhar

Depois de muito sofrimento em 116 minutos de uma partida truncada contra a Holanda, o meia Andrés Iniesta mostrou ser o artilheiro dos gols decisivos e fez o gol do primeiro título mundial da Espanha. A imprensa do país comemorou o tento do atleta do Barcelona, depois de muito sofrimento no tempo normal e na prorrogação com o jogo catimbado dos adversários.

"Iniesta nos sobe ao céu", estampou o diário Marca logo após que o árbitro Howard Webb apitou o final da partida no Soccer City. Segundo o jornal, o gol do camisa 6 da seleção deu a Espanha um lugar no olimpo do futebol dos campeões mundiais.

O diário de Madrid completou afirmando que Howard Webb tentou estragar a partida. Durante o segundo tempo, a manchete era a "a Holanda Selvagem nos para com pancadas". Mas no final "valeu a pena todo o sofrimento e que o sonho tornou-se realidade".

Assim como fez na semifinal da Liga dos Campeões de 2009, quando marcou o gol da classificação do Barcelona à final em um gol nos acréscimo contra o Chelsea em Londres, Iniesta voltou a fazer história no futebol mundial. O diário catalão El Mundo Deportivo afirmou: "Iniestazo e campeões".

O jornal de Barcelona reclamou da "agressiva" Holanda que contou com a complacência do árbitro inglês Howard Webb durante toda a partida, mas que o gol de Iniesta fez justiça a superioridade espanhola na África do Sul.

Ao contrário do que aconteceu nas ruas de Barcelona e San Sebastián na tarde de sábado, em protestos indepencialistas, as comunidades da Catalunha e País Basco comemoram o inédito título da Espanha. O Diário Vasco afirmou que "Iniesta ofereceu o Mundial" para os espanhóis em um jogo vibrante vencido ante a Holanda, que vendeu caro a derrota.

O El País afirmou que o 11 de julho é um dia histórico para o esporte nacional, já que a "Espanha é campeã do mundo". Depois de 80 anos de Copa do Mundo, a seleção espanhola é a oitava a conquistar o título.

O também catalão Sport também destacou o "Iniestazo" e que a os espanhóis são os atuais "reis do mundo". Depois de várias Copas fracassando após chegar com uma das favoritas, a Espanha quebrou a maldição e conquistou o título mundial pela primeira vez na história.

"Campeões", resumiu o diário As depois da partida em que Iniesta decidiu após marcar um gol aos 11min do 2º tempo da prorrogação. O jornal madrileno afirmou que a Espanha mereceu o título apesar da má atuação de Howard Webb, que foi conivente com a violência holandesa.

Já o La Vanguardia ironizou os holandeses e afirmou que "A Espanha Mecânica conquistou o Mundial". O jornal catalão afirmou que o triunfo aconteceu um uma vitória histórica. E que Cruyff, Neeskens, Rensenbrink estão contentes, já que pela primeira vez na história o "futebol total" triunfou em uma Copa do Mundo.

Holanda 0 x 1 Espanha: Veja animação do gol em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade