PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Relembre as 5 maiores decepções da Itália em estreias

14 jun 2010 - 18h13
(atualizado às 19h23)
Compartilhar

Atual campeã mundial, a Itália decepcionou em sua estreia na Copa do Mundo disputada na África do Sul ao empatar com o Paraguai por 1 a 1, na Cidade do Cabo. Das quatro vezes que jogaram a primeira partida da competição que defendeu o título, os europeus venceram apenas uma vez, em 1938 com uma goleada por 7 a 1 contra os Estados Unidos. Nas outras três vezes, perdeu para a Suécia (1950), além de ter empatado com a Bulgária (1986) e com agora o Paraguai (2010), ambos por 1 a 1.

Além de tropeços no Mundial seguinte em que conquistou o título, a tetracampeã também sofreu em outras oportunidades, quando perdeu para a Suíça em 1954 e para a Irlanda em 1994. Confira agora os cinco maiores fracassos da Itália em estreias:

1950 - Suécia 3 x 2 Itália - Depois de 12 anos de paralisação por conta da 2ª Guerra Mundial, a Itália desembarcou no Brasil para brigar pelo tricampeonato mundial, após conquistar o título em 1934 e 1938. O adversário da estreia no dia 25 de junho no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, era a Suécia, que havia surpreendido na última competição na França, quando chegou à semifinal.

Diante de mais de 55 mil torcedores, a seleção italiana decepcionou a grande colônia presente no Pacaembu e foi surpreendida pelos escandinavos por 3 a 2. Carapellese ainda abriu o marcador aos 7min do 1º tempo, mas Jeppsson, duas vezes, e Andersson viraram o placar para a Suécia. Muccinelli descontou no final da partida, porém era muito tarde para evitar o vexame em São Paulo.

1954 - Suíça 2 x 1 Itália - No dia 17 de junho no Estádio Olímpico de la Pontoise, em Lausanne, a Itália estreou na Copa do Mundo contra a anfitriã Suíça. O objetivo era apagar o vexame quatro antes no Brasil, quando deixou a competição na primeira fase.

Porém, mais uma vez o Brasil estava no caminho italiano. O árbitro da estreia era Mário Vianna. A suíça venceu por 2 a 1, com gols de Ballaman e Hügi. Boniparti descontou para a Itália, que reclamou muito da arbitragem do brasileiro, que não coibiu a violência dos anfitriões e anulou um gol supostamente legal dos, então, bicampeões mundiais.

1986 - Bulgária 1 x 1 Itália - Após a heroica reação no Mundial de 1982 na Espanha, quando igualou o Brasil em número de títulos em Copas, três no total, a Itália enfrentou a Bulgária na abertura da competição, no dia 31 de maio, no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Altobelli abriu o marcador no final do primeiro tempo, mas com o conhecido futebol pragmático da escola italiana, a equipe dirigida por Enzo Bearzot recuou na etapa final e permitiu a reação do adversário. Faltando cinco minutos para o término do jogo, Sirakov fez o gol de empate.

1994 - Irlanda 1 x 0 Itália - No Grupo E, considerada a chave da morte da Copa realizada nos Estados Unidos, a Itália estreou contra a Irlanda no dia 18 de junho, no Giants Stadium, em Nova Jersey. Maldini, Baresi, Baggio, Donadoni e Signori faziam parte da seleção que buscava o tetracampeonato.

Só que mais uma vez a Itália decepcionou e com um mau futebol não conseguiu ultrapassar a retranca do adversário, que aumentou com o gol de Houghton aos 11min do primeiro tempo. A partida terminou 1 a 0 para a Irlanda.

2010 - Paraguai 1 x 1 Itália - Mais uma vez a Itália volta à Copa do Mundo como campeã mundial, após ter conquistado o título na Alemanha, em 2006. Muito criticada pelo futebol dos amistosos, o adversário da estreia nesta segunda-feira foi o Paraguai, no Green Point, na Cidade do Cabo, uma das três capitais sul-africanas.

O gol do zagueiro Alcáraz de cabeça aos 39min deu esperanças à seleção sul-americana, aliado ao fraco futebol italiano. No segundo tempo, os atuais campeões mundiais reagiram e chegaram ao gol de empate com o volante De Rossi aos 18min.

Itália 1 x 1 Paraguai: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade