0

Relembre dez decepções da Espanha em Mundiais

16 jun 2010
21h05
atualizado em 17/6/2010 às 00h50
Diego Garcia

Considerada favorita por muitos, a seleção espanhola decepcionou na estreia do Mundial da África do Sul. Jogando contra um freguês, já que dos 18 confrontos na história a Suíça nunca havia vencido, a Espanha perdeu por 1 a 0 e se complicou no Grupo H do Mundial.

Após a primeira vitória suíça sobre a Espanha na história, o Terra listou todas as vezes em que o país amargurou derrotas inesperadas em Mundiais e frustrou os seus torcedores. Vale lembrar que, nas semifinais da Copa das Confederações de 2009, o atual campeão europeu também foi surpreendido pelos Estados Unidos por 2 a 0.

Confira abaixo uma lista de dez fracassos espanhóis em Copas anteriores, sendo que dez foram nos últimos nove Mundiais:

Copa de 2006 - Espanha 1 x 3 França - Considerada favorita, a Espanha se classificou para as oitavas e pegou a França, que avançou de fase apenas na última rodada ao vencer Togo por 2 a 0. A Espanha tinha oito jogadores titulares do atual elenco e foi derrotada, de virada, pelos franceses, liderados por Zidane,autor do terceiro gol.

Copa de 2002 - Espanha 0 x 0 Coreia do Sul (3 x 5 nos pênaltis) - Favorita absoluta contra os locais, os espanhóis foram eliminados após dois erros do trio de arbitragem comandado pelo egípcio Gamal Al Ghandour.

Copa de 1998 - Espanha 2 x 3 Nigéria - O bom time espanhol tinha Luís Henrique, Kiko, Raul, Hierro, Zubizarreta e Morientes. Não foi o bastante para derrotar os nigerianos na estreia, campeões olímpicos em 1996. A equipe de George Finidi e Jay Jay Okocha venceu os europeus e se classificou em primeiro lugar da chave na sequência. A Espanha acabou dando adeus ainda na primeira fase.

Copa de 1994 - Espanha 1 x 2 Itália - O resultado não é surpreendente, mas é mais uma das decepções espanholas, que empatava até os 43min do segundo tempo, quando tomou um gol do italiano Roberto Baggio e, mais uma vez, morreu na praia. Nos acréscimos, ainda não teve um pênalti marcado após o juiz não perceber a agressão de Tassotti em Luis Enrique.

Copa de 1990 - Espanha 1 x 2 Iugoslávia - Depois de um empate no tempo normal, os espanhóis sofreram um gol de Stojkovic aos 3min da prorrogação e foram eliminados pela Iugoslávia nas oitavas de final. O jogador já havia marcado o primeiro gol iugoslavo no fim do jogo, aos 33min do segundo tempo, enquanto Julio Salinas fez o gol solitário dos espanhóis.

Copa de 1986 - Espanha 1 x 1 Bélgica (4x5 nos pênaltis) - Depois de uma goleada arrasadora por 5 a 1 nas oitavas de final sobre a Dinamarca, chamada na época de "Dinamáquina", os espanhóis chegaram com pompa de favoritos às quartas. Butragueño, autor de quatro gols na partida anterior, nada fez contra os belgas, do capitão Jay Ceulemans, que chegaram a uma surpreendente semifinal após vencer nas quartas.

Copa de 1982 - Espanha 1 x 1 Honduras - Atuando em casa, os espanhóis sofreram um empate decepcionante e surpreendente na estreia com a até então desconhecida seleção de Honduras, após sair perdendo por 1 a 0. Hector Zelaya marcou para o time visitante aos 7min do primeiro tempo e Lopez Ufarte descontou para os espanhóis, de pênalti, aos 20min da etapa final.

Copa de 1982 - Espanha 0 x 1 Irlanda do Norte - Gerry Armstrong marcou aos 7min do primeiro tempo o gol mais doloroso sofrido pelos espanhóis naquele Mundial. Com o tento, a equipe da casa se classificou apenas na segunda posição do grupo e pegou a chave mais difícil da etapa seguinte, com a bicampeã Alemanha e a forte Inglaterra. Uma derrota para os alemães por 2 a 1 e um empate sem gols com os ingleses eliminaram a equipe da casa.

Copa de 1978 - Espanha 1 x 2 Áustria - A equipe da Espanha perdeu na estreia para a nada tradicional seleção austríaca. O resultado custou a classificação para a fase seguinte, já que depois empatou sem gols com o favorito Brasil e venceram a Suécia por 1 a 0, quando já não tinham mais chances de avançar.

Copa de 1950 - Quadrangular final - Depois de se classificar com 100% de aproveitamento na primeira fase após vencer Estados Unidos (3 a 1), Chile (2 a 0) e a temida seleção da Inglaterra (1 a 0) a Espanha se classificou como uma das favoritas ao título. No entanto, decepcionou na final e empatou com o Uruguai (2 a 2), foi humilhado pelo Brasil (6 a 1) e perdeu para a Suécia (3 a 1), ficando em último lugar no quadrangular final.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Fonte: Especial para Terra
publicidade