PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Relembre o gol polêmico da Inglaterra na final da Copa de 1966

27 jun 2010 - 12h49
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Diego Garcia

No dia 30 de julho de 1966, Inglaterra e Alemanha se enfrentaram pela final da Copa do Mundo daquele ano. Disputada no país britânico, a partida ficou marcada como uma das mais polêmicas da história dos Mundiais por conta do controverso gol de Hurst, o terceiro da vitória inglesa por 4 a 2.

Após um empate por 2 a 2 no tempo normal, com gols dos alemães Haller e Weber e de Geoff Hurst e Peters para a seleção local, o campeão do torneio seria decidido no tempo extra. Foi quando aos 11min da primeira etapa da prorrogação o mesmo Hurst marcou um dos mais discutidos tentos de todos os tempos e abriu caminho para o primeiro título mundial da Inglaterra.

Artilheiro de sua equipe no torneio, o camisa 10 britânico recebeu uma bola no campo de ataque, avançou e virou chutando quase na entrada da pequena área. O arremate estourou no travessão e se chocou com o chão da meta de Hans Tilkowski, próximo à linha do gol. A jogada foi validada pelo árbitro suíço Gottfried Vienst e pelo bandeirinha azerbaijano Tofiq Bahramov.

Sentindo-se injustiçados, os alemães desanimaram e, diante de um Estádio Wembley com 96.924 ingleses ensandecidos, não conseguiram reverter o resultado negativo, e ainda sofreram mais um gol no final, novamente de Geoff, no último ataque do duelo, aos 15min da etapa complementar da prorrogação.

Quarenta e quatro anos depois, contra a mesma Alemanha, a Inglaterra teve um gol em lance parecido àquele de Londres, quando Lampard arriscou de fora da área, a bola bateu no travessão e se chocou com a parte interna do chão da meta do goleiro Neuer. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda não validou o tento legítimo e, enfim, deu aos germânicos o sabor da vingança tardia.

No final do embate, a seleção alemã goleou por 4 a 1 e avançou às quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. O próximo adversário será decidido ainda neste domingo, com o confronto entre Argentina e México, às 15h30 (de Brasília).

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Alemanha 4 x 1 Inglaterra; Veja os gols da partida em 3D:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade