PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Relembre vergonhas da França nos últimos 22 anos

22 jun 2010 - 12h55
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Diego Garcia

A França fracassou na primeira Copa no continente africano e foi eliminada ainda na primeira fase do torneio, em uma chave que era apontada como a principal favorita para se classificar.

Só que essa não foi a primeira vez que a tradicional seleção francesa viveu dias infelizes no mundo do futebol, especialmente nas últimas duas décadas, quando os bons resultados têm contrastado com diversas desilusões.

Nos 22 anos que se passaram, o país foi bicampeão europeu em 2000 (já havia sido em 1984), da Copa das Confederações em 2001 e 2003 e vencedor do Mundial em 1998. Coincidentemente, o período mais glorioso do esporte francês tem alternado entre as glórias e as vergonhas.

Por isso, o Terra listou algumas oportunidades em que a seleção era tida como favorita, mas mesmo assim decepcionou seus torcedores.

Confira abaixo a lista dos fracassos da França nos últimos 22 anos:

Fracasso nas Eliminatórias para a Euro de 1988 - campeã em 1984, a seleção francesa falhou na fase classificatória para o torneio continental seguinte. No primeiro torneio após a era Platini, caiu em uma chave que tinha Islândia, União Soviética, Noruega e Alemanha Oriental, venceu apenas um dos oito jogos disputados e deixou a vaga para os soviéticos.

Fracasso nas Eliminatória da Copa de 1990 - após as semifinais em 1982 e 86, a França disputava a primeira Copa sem Platini e não passou nem do estágio classificatório, quando empatou até com o Chipre e assistiu ao Mundial da Itália em casa.

Fracasso nas Eliminatórias da Copa de 1994 - um empate classificaria a França de Éric Cantona, Sauzee e Ginola contra o frágil selecionado de Israel em Paris. Após virar o primeiro tempo vencendo por 2 a 1, a equipe local conseguiu tomar a virada na etapa complementar e perdeu por 3 a 2, com um gol de Atar nos acréscimos. No último jogo, nova derrota em casa, desta vez para a Bulgária por 2 a 1 e com outro gol do adversário aos 45min do segundo tempo, e classificação do rival para o Mundial dos Estados Unidos.

Eliminação na primeira fase do Mundial de 2002 - então atual campeã do mundo, a seleção da França chegou com pompa de favorita à Copa da Ásia. Perdeu para a desconhecida equipe de Senegal na estreia por 1 a 0, empatou sem gols com o Uruguai e caiu diante da Dinamarca por 2 a 0, com a humilhação de ter sido a primeira seleção que defendia o título a ser eliminada sem ter marcado um único tento.

Eliminação contra a Grécia na Euro 2004 - após se classificar em primeiro lugar no Grupo B, os franceses pegariam a Grécia, que eliminou a Espanha na primeira fase pelo critério de gols marcados. Os gregos surpreenderam e venceram por 1 a 0, naquela que havia sido a maior zebra daquela competição até então. Depois, a mesma Grécia derrotou a República Checa na semifinal e Portugal na decisão e se consagrou como campeã continental daquele ano.

Eliminação na primeira fase da Euro 2008 - após cair em uma chave forte, com Holanda e Itália, os franceses decepcionaram e não ganharam nenhum duelo sequer. Empataram sem gols com a Romênia, levaram 4 a 1 dos holandeses, 2 a 0 dos italianos e deram adeus ao tricampeonato europeu.

Eliminação na primeira fase do Mundial de 2010 - além da atuação pífia que decretou a queda precoce, a França de 2010 ficará marcada para sempre pelas turbulências internas vividas em plena disputa da competição. Nicolas Anelka ofendeu o treinador Raymond Domenech e regressou mais cedo à Europa, Ribery e Gourcuff discutiram, Evra e o preparador físico Robert Duverne quase partiram às vias de fato durante um treinamento, que teve de ser cancelado, a ministra do país criticou publicamente os atletas e a Federação Francesa também entrou na briga. Na última partida, o adeus com uma vergonhosa derrota por 2 a 1 para a África do Sul. Vale lembrar que os franceses só se classificaram para o Mundial por causa do polêmico gol de mão de Thierry Henry sobre a Irlanda na prorrogação (empate por 1 a 1), na repescagem das Eliminatórias Europeias.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Desailly lamenta o fracasso da França na Copa de 2002, quando foi eliminada sem marcar um único gol
Desailly lamenta o fracasso da França na Copa de 2002, quando foi eliminada sem marcar um único gol
Foto: AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade