PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Responsáveis terão que assumir consequências, afirma ministra

23 jun 2010 - 09h02
(atualizado às 09h38)
Compartilhar

A ministra dos Esportes francesa, Roselyne Bachelot, afirmou nesta quarta-feira à rádio Europe 1 que "os responsáveis por este desastre terão que assumir as consequências! Primeiro os jogadores, seguidos da comissão técnica e depois a Federação", em referência à má campanha na Copa do Mundo.

No entanto, Bachelot se autointitulou como "a ministra da reconciliação", no dia seguinte à eliminação da França do Mundial, na qual terminou na última posição do Grupo A, com apenas um ponto e um gol marcado, atrás de Uruguai, México e África do Sul.

"Hoje, as polêmicas já não são mais simples apostas. Agora, é momento de reflexão. Serei a ministra da reconciliação!", assegurou Bachelot.

"Não posso fazer um diagnóstico antes de ter examinado a situação, a primeira tarefa é uma fazer auditoria a fundo sobre o que ocorreu durante esta Copa do Mundo", continuou a ministra.

"Quero que cada um dos jogadores da equipe da França seja ouvido, para que todo mundo possa ter a palavra", acrescentou a secretária de Estado.

Além disso, ela saudou a decisão anunciada pelo defensor e capitão Patrice Evra, de que a equipe renunciou às premiações estipuladas. "Fui eu quem pediu. Pelo menos a decência triunfou neste aspecto", considerou.

A França foi eliminada do Mundial na primeira fase após um empate e duas derrotas. Sua participação na África do Sul foi marcada por uma crise sem precedentes depois que o atacante do Chelsea, Nicolas Anelka, foi expulso do grupo por ter insultado o treinador Raymond Domenech no intervalo da partida entre França e México (0 a 2). A situação foi noticiada dois dias depois pela imprensa esportiva francesa (L'Équipe).

Como se isso não bastasse, no dia seguinte à decisão da Federação Francesa (FFF) de afastar Anelka, seus companheiros fizeram no domingo uma greve, e não treinaram, algo sem precedentes e considerado "surreal".

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Jogadores, como Henry, e o técnico Raymond Domenech terão que assumir responsabilidade pelo fracasso
Jogadores, como Henry, e o técnico Raymond Domenech terão que assumir responsabilidade pelo fracasso
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade