PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Rival do Brasil, Tanzânia nunca jogou contra sul-americanos

7 jun 2010 - 07h13
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Allen Chahad
Renato Pazikas
Direto de Dar es Salaam (Tanzânia)

A Tanzânia não tem tradição nenhuma no futebol. Número 108 no ranking mundial da Fifa, o país nunca disputou uma Copa do Mundo e em apenas uma oportunidade esteve na Copa African de Nações. Foi em 1980, caindo ainda na primeira fase.

Mas nesta segunda-feira, a equipe fará um jogo histórico contra o Brasil. Quando entrar em campo às 12h (de Brasília) no Benjamin Mkapa National Stadium, a Tanzânia vai enfrentar pela primeira vez um adversário sul-americano.

Além disso, o time também nunca enfrentou um rival europeu. Todos os jogos até hoje foram contra seleções africanas, asiáticas ou da Oceania. O melhor resultado da história do futebol nacional foi uma vitória contra a Nova Zelândia por 2 a 1, em amistoso disputado no ano passado.

O triunfo ainda é comemorado nas principais cidades do país pelo fato dos neozelandeses disputarem a Copa do Mundo da África do Sul, que começa na sexta. A Costa do Marfim, outro país que vai ao Mundial, também enfrentou a Tanzânia recentemente. Com gol de Drogba, venceu por 1 a 0 o jogo disputado em janeiro deste ano.

Apesar da vitória contra a Nova Zelândia e a derrota apertada para a Costa do Marfim, os resultados recentes da seleção são sofríveis. Nas últimas dez partidas, foram oito derrotas e apenas duas vitórias, contra Eritreia e Burundi. Nesse período, a equipe perdeu para Uganda e Iêmen, além de ser goleada por 5 a 1 pelo Egito.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Tanzânia fez campanha pífia e foi eliminada ainda na primeira fase, terminando na terceira colocação de seu grupo, atrás de Camarões e Cabo Verde, superando apenas Ilhas Maurício.

A Tanzânia encara uma "maratona" para enfrentar a Seleção Brasileira. O time jogou no domingo contra Ruanda pelas Eliminatórias do Campeonato Africano de Nações. Perdeu por 1 a 0, e desembarcou em Dar es Salaan nas primeiras horas da segunda para duelar com os pentacampeões mundiais.

O amistoso será o último teste da Seleção de Dunga antes da estreia na Copa do Mundo, dia 15, contra a Coreia do Norte. O treinador não poderá contar com o goleiro Júlio César, que ficou em Johannesburgo se recuperando de uma contusão lombar.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.

Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.

Acesse: m.terra.com.br/copa

Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Conheça cidade da Tanzânia que recebe Seleção:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade