PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Saiba tudo sobre as rivalidades que marcam as quartas de final

29 jun 2010 - 17h47
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Dassler Marques

Está cada vez mais próxima, para oito seleções, a chance de vencer a Copa do Mundo. Nada menos que 12 dos 18 títulos mundiais ainda estão em campo, o que dá o tom sobre as rivalidades e a força dos jogos que teremos pela frente na África do Sul.

Abaixo, o Terra mostra jogo a jogo qual é a história dos confrontos que vão determinar os quatro países semifinalistas. Confira:

Uruguai x Gana: duelo inédito

Jamais houve um confronto entre Uruguai e Gana na história do futebol. Em sua 11ª participação, os uruguaios enfrentarão um país africano pela terceira vez. Uma foi neste Mundial na vitória sobre 3 a 0 sobre a África do Sul e outro confronto ocorreu em 2002, contra Senegal, e acabou empatado por 3 a 3. Os ganenses só enfrentaram um país sul-americano, na sua primeira participação em 2006: derrota por 3 a 0 para o Brasil.

Bicampeão, o Uruguai chega pela quarta vez a um jogo de quartas de final. Em suas três participações anteriores, obteve duas vitórias (1954 e 70) e uma derrota (66). Gana já tem sua melhor participação em Copas ao passar da fase de oitavas.

Alemanha x Argentina: inimigos íntimos

Adversários em duas finais consecutivas de Copa, 1986 e 90, alemães e argentinos fazem duelo de cinco títulos mundiais em jogo. Até hoje, foram três duelos em Copas do Mundo: a Argentina venceu a decisão de 86 e levou o troco no Mundial seguinte. Em 2006, a Alemanha levou jogo para os pênaltis após empate por 1 a 1 e avançou graças ao goleiro Jens Lehmann.

Em números gerais, são 18 confrontos entre os dois países e a vantagem está nas mãos da Argentina, que venceu oito vezes e perdeu cinco - também ocorreram cinco empates. No último dia 3 de março, os argentinos enfrentaram os alemães em Munique e venceram por 1 a 0. Higuaín, um dos artilheiros do Mundial até aqui, fez o gol.

Holanda x Brasil: vantagem está com brasileiros

Para chegar até a semifinal, a equipe de Dunga terá pela frente um velho conhecido. A Holanda encara o Brasil pela quarta vez na história das Copas. Nos confrontos anteriores, os holandeses venceram por 2 a 0 em 1974, mas os brasileiros deram o troco em 94 em triunfo por 3 a 2, também nas quartas de final.

O tira-teima ocorreu quatro anos depois, na semifinal: após empate por 1 a 1 no tempo normal, Taffarel brilhou nos pênaltis e levou a Seleção para a final, mas o título acabaria nas mãos da França.

No total, são 10 jogos entre Brasil e Holanda, com quatro vitórias de brasileiros e ainda dois empates. O último confronto entre os países foi há quase 11 anos: em 9 de outubro de 1999, ambos se pegaram em Amsterdã e o duelo acabou em 2 a 2. Cafu, Roberto Carlos, Bergkamp e Zenden fizeram os gols.

Paraguai x Espanha: quase sempre jogo duro

Espanhóis e paraguaios se enfrentaram por duas Copas seguidas, o que fez surgir uma certa rivalidade entre os países. A primeira vez foi em 1998 e o duelo acabou empatado em 0 a 0. Na chave que ficou marcada como o da morte naquele Mundial, porém, Paraguai avançou às oitavas e a favorita Espanha caiu na fase de grupos.

Logo quatro anos depois, o sorteio recolocou os dois países na mesma chave. A Espanha venceu por 3 a 1 e ambos avançaram para as oitavas. O jogo não é de boa lembrança para Puyol, que marcou um gol contra para os paraguaios. Só houve mais um jogo entre os dois países: foi em outubro de 2002 e terminou empatado em 0 a 0.

Só uma vez em sua história a Espanha conseguiu terminar um Mundial entre os quatro melhores: foi em 1950, na Copa disputada no Brasil, quando acabou em terceiro. Paraguai, por sua vez, realiza sua melhor campanha da história.

Oito seleções seguem na disputa pelo título mundial
Oito seleções seguem na disputa pelo título mundial
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade