PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Seis brasileiros já estão pré-convocados por outras seleções

10 mai 2010 - 22h22
(atualizado às 23h38)
Compartilhar

Além dos 23 brasileiros que Dunga relacionará nesta terça-feira para defender o Brasil na Copa do Mundo, outros seis têm ótimas perspectivas de participar da principal competição do futebol mundial - porém, defendendo outras bandeiras. Quatro seleções que já divulgaram listas de convocados têm jogadores nascidos no País pentacampeão: Portugal, Espanha, Alemanha e Japão. Os Estados Unidos também devem ter um atleta naturalizado na convocação final.

A seleção portuguesa, por exemplo, anunciou a pré-lista de 24 atletas com três brasileiros incluídos: Deco, Pepe e Liédson. Apenas um jogador será cortado, e dificilmente o escolhido será um dos três "estrangeiros" de Portugal.

Já a Espanha, atual campeã europeia e umas das favoritas ao título mundial, anunciou a pré-lista de 30 nomes com a inclusão do volante paulista Marcos Senna. Na Alemanha, o atacante Cacau está na relação inicial de 27 nomes do técnico Joachim Löw. O único com vaga garantida na Copa é o zagueiro da seleção japonesa Marcus Túlio Tanaka, já que a seleção asiática divulgou a convocação definitiva.

Outro que também deve estar na Copa é o volante Benny Feilhaber, que nasceu no Rio de Janeiro, mas defende a seleção dos Estados Unidos desde 2007. A seleção americana ainda não soltou sua lista de convocados.

Alguns brasileiros naturalizados estariam aptos a defender equipes de outros países na Copa do Mundo, mas estão fora das pré-listas de seus países adotivos. São os casos dos atacantes Kevin Kuranyi, na Alemanha, e Amauri, na Itália; do lateral Alex Santos, no Japão; e do volante Leandro Augusto, no México.

Confira a lista de brasileiros que defendem outras seleções

Pepe (Portugal) - Zagueiro do Real Madrid, da Espanha, saiu do Brasil muito cedo. Foi para o Marítimo, de Portugal, aos 18 anos. Depois se transferiu para o Porto, em 2007, e se naturalizou português. Jogou a Eurocopa, em 2008, pela seleção lusitana.

Deco (Portugal) - Atualmente no Chelsea, da Inglaterra, o meia foi aos 20 anos para Portugal. Jogou no Alverca, no Salgueiros e foi para o Porto em seguida. Em 2003, o brasileiro Felipão - então técnico de Portugal - chamou o jogador para uma partida contra o Brasil. Deve ser titular da equipe de Carlos Queiroz.

Liédson (Portugal) - Jogou no Flamengo e no Corinthians antes de ir para Portugal. Hoje no Sporting, se naturalizou e foi convocado por Carlos Queiroz para a pré-lista da Copa do Mundo. Fez gols decisivos para a classificação da seleção portuguesa nas eliminatórias europeias.

Marcus Túlio Tanaka (Japão) - O zagueiro do Nagoya Grampus está na lista definitiva do Japão. Nasceu em São Paulo, mas nunca atuou no futebol brasileiro.

Marcos Senna (Espanha) - Foi para o Villarreal, da Espanha, em 2002. Naturalizou-se aos 30 anos e defendeu a equipe espanhola pela primeira vez em 2006. Foi campeão da Eurocopa em 2008. Está na pré-lista de convocados pelo técnico Vicente Del Bosque e deve estar na relação definitiva para a Copa.

Cacau (Alemanha) - Atacante paulista revelado pelo Nacional (SP), Cacau está na pré-lista de 27 atletas convocados para a seleção alemã pelo técnico Joachim Löw. Atualmente no Sttugart, se naturalizou alemão em 2009, mesmo ano em que estreou na seleção germânica. Ainda é dúvida para a lista definitiva para o Mundial.

Benny Feilhaber(Estados Unidos) - Desconhecido da maioria dos brasileiros, o meio-campista nasceu no Rio de Janeiro e foi para os Estados Unidos com apenas seis anos de idade. É naturalizado americano e joga na seleção do país. Defende atualmente o AGF Aarhus, da Dinamarca. Jogou contra o Brasil na final da Copa das Confederações e deve ser convocado para a Copa do Mundo.

Com informações de Lancepress!

Campeão da Eurocopa de 2008, Marcos Senna é nome certo na lista final da favorita Espanha
Campeão da Eurocopa de 2008, Marcos Senna é nome certo na lista final da favorita Espanha
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade