3 eventos ao vivo

Sem Dunga, Brasil procura técnico e ensaia time de garotos

12 jul 2010
04h06
Dassler Marques

Em entrevistas logo após a eliminação na Copa da África do Sul, Ricardo Teixeira preferiu não falar sobre os próprios erros no processo de 2010. O presidente da CBF reforçou o discurso de que o Brasil terá inevitavelmente que se renovar e avisou a Dunga de que ele não estava mais nos planos, o que deu início à especulação de quem vai comandar as cores brasileiras com destino a 2014.

Dunga preferiu ignorar o clamor por Paulo Henrique Ganso e Neymar, levando para a África um time com apenas um jogador sub-23, o ex-cruzeirense Ramires. Como 12 dos 23 convocados estavam acima de 29 anos, será inevitável que o novo treinador escolha pela renovação.

A tendência é que um novo treinador seja anunciado nas próximas duas semanas, já que a Seleção Brasileira precisa convocar atletas que atuem no exterior até o dia 25 de julho, pois enfrenta os Estados Unidos no começo de agosto. Ganso, cotado para ser o grande condutor desta nova Seleção, falou ao Terra sobre a expectativa de figurar nos planos.

O que pensam os novos talentos

"Tenho acompanhado tudo isso com muita tranquilidade, não estou ansioso. Preciso repetir esse futebol do primeiro semestre para poder chegar e ficar na Seleção. Não adianta a torcida pedir meu nome e eu não mostrar a mesma qualidade", disse Paulo Henrique, que inclui o corintiano Dentinho ao lado de três companheiros de Santos como o futuro para 2014: Arouca, Wesley e Neymar. Além desses, há muitos outros que pedem passagem.

É o caso do volante Sandro, que assim como Paulo Henrique figurava na lista de 30 jogadores que Dunga fez para o Mundial. Capitão da Seleção Sub-20 há dois anos, ele deixará o Internacional em poucas semanas para atuar no Tottenham. Se manter no radar do próximo treinador é um desafio importante.

"Tenho comigo a expectativa de chegar lá e já jogar, ser titular. Não quero ir e ficar esquecido, mas sim me destacar no Tottenham. Por isso tenho que fazer tudo o que tenho feito no Internacional", conta Sandro ao Terra . Nesta temporada, o clube inglês estará na vitrine da Liga dos Campeões, o que pode ajudar o volante, também utilizado por Dunga nas Eliminatórias.

"Depende do que o próximo treinador pensa, mas acho que saio na frente. É algo que me traz mais esperanças para estar nessa nova Seleção", conta Sandro. Ganso também valoriza a participação com o Brasil no vice-campeonato mundial Sub-20 há um ano. "Já senti a responsabilidade, realizei esse sonho. É algo diferente de jogar em clube porque você vê as rivalidades e percebe o quanto todos sempre respeitam e querem vencer o Brasil".

Quem também vem sendo muito comentado como uma das grandes opções para a zaga é Rafael Tolói, companheiro de Ganso no último Mundial Sub-20 e destaque do Goiás. Seguido por vários clubes do exterior, ele pode se beneficiar pelo fato de zagueiros como Lúcio, Juan e Luisão estarem distantes para 2014 por conta da idade avançada.

"As pessoas da CBF já viram meu trabalho e fui titular em todas as convocações com o Rogério Lourenço (ex-treinador da Sub-20). Fui bem no Mundial e vou continuar assim para quem sabe ter a oportunidade. Apesar das especulações de sair, continuo trabalhando e o Goiás é um clube que me projeta nacionalmente", contou o zagueiro ao Terra .

Quem assume o banco?

Entre tantos treinadores ventilados, os nomes aparentemente mais fortes para assumir o lugar de Dunga são, nesta ordem, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes e Muricy Ramalho. Ricardo Teixeira deixou claro que quer fechar o novo técnico rapidamente e que não pretende dividir ninguém com clube, ao menos por enquanto.

Felipão já recusou Ricardo Teixeira três vezes: a primeira, quando Emerson Leão foi contratado em seu lugar. A segunda, quando negou renovar em 2002 e assumiu Portugal. A terceira, quando foi chamado para o lugar de Carlos Alberto Parreira. Scolari dificilmente deixará o Palmeiras, com quem tem contrato até 2014, sem que haja um acordo entre as três partes.

Mano Menezes conta com o apoio de Andrés Sanchez, ligado à CBF e Ricardo Teixeira, que tem apreço pelo perfil comedido do treinador do Corinthians. Muricy Ramalho tem um currículo vencedor e já foi bastante comentado pela entidade para assumir o lugar de Dunga em 2008.

Lista para 2014

Ao jornal Folha de S. Paulo , o treinador Rogério Lourenço elaborou uma lista de jogadores jovens que ele acredita poderem estar na renovação pretendida para 2014. Atual comandante do Flamengo, Rogério também dirigiu a Seleção Brasileira Sub-20.

A lista possui os seguintes jogadores:

Goleiros
Agenor (Inter) e Rafael (Cruzeiro)

Laterais
Douglas (Goiás), Rafael (Manchester United), Fábio (Manchester United)Dodô (Corinthians) e Diogo (São Paulo)

Zagueiros
Breno (Bayern), Sidnei (Benfica), Rafael Tolói (Goiás) e Mário Fernandes (Grêmio)

Volantes
Sandro (Inter), Wellington (São Paulo), Fellipe Bastos (Vasco) e Zé Eduardo (Ajax)

Meias
Giuliano (Inter), Douglas Costa (Shakhtar), Paulo Henrique Ganso (Santos), Alan Patrick (Santos), Oscar (Internacional), Coutinho (Vasco) e Renan Oliveira (Vitória)

Atacantes
Neymar (Santos), Walter (Inter), Alexandre Pato (Milan), Henrique (Vitória), Wellington Silva (Fluminense) e André (Santos)

Preteridos por Dunga para o Mundial da África do Sul, Neymar e Ganso são os grandes nomes esperados na Seleção de 2014
Preteridos por Dunga para o Mundial da África do Sul, Neymar e Ganso são os grandes nomes esperados na Seleção de 2014
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade