PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Sessenta anos depois, Inglaterra busca vingança contra americanos

12 jun 2010 - 11h58
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Diego Garcia

Inglaterra e Estados Unidos se enfrentam neste sábado, às 15h30 (de Brasília), em Rustemburgo, pelo Mundial da África do Sul e revivem uma das maiores zebras da história das Copas. Há exatos 60 anos, os americanos venceram os ingleses e protagonizaram um dos resultados mais surpreendentes de todos os tempos.

O gol de Gaetjens, aos 39min do primeiro tempo, foi o único da vitória americana por 1 a 0 no dia 29 de junho de 1950, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Aquele foi o primeiro fracasso inglês em Copas do Mundo na sua primeira participação - o país não quis jogar em 1930, 34 e 38 por se considerar superior aos demais.

O curioso é que o selecionado da América do Norte entrou em campo na ocasião para não levar goleada, já que enfrentaria a temida equipe britânica, com a pompa de quem era considerada a inventora do futebol moderno.

Em todos os tempos, EUA e Inglaterra se enfrentaram em nove oportunidades, com sete vitórias britânicas e duas do adversário. Os ingleses marcaram 35 gols e sofreram apenas oito, o que mostra a superioridade inglesa no confronto. A Inglaterra participou de 12 Mundiais, enquanto os Estados Unidos estiveram presentes em oito.

Nas Eliminatórias, os EUA foram líderes da Concacaf com treze vitórias, dois empates e apenas três derrotas, enquanto os britânicos triunfaram em nove dos dez duelos na Europa, perdendo apenas para a Ucrânia e marcando 34 gols.

O time americano já disputou 25 duelos em Copas, vencendo apenas seis, com 16 derrotas. Possui um saldo negativo de 24 gols, com 51 sofridos. Os ingleses jogaram 55 jogos, perderam 13 e triunfaram em 25. Foram 74 gols marcados e 47 sofrifos.

Estados Unidos e Inglaterra se enfrentam a partir das 15h30 (de Brasília) deste sábado, no Estádio Royal Bafokeng. A partida é a última do dia e abre o Grupo C, que também conta com Argélia e Eslovênia. Essas duas seleções se enfrentam no próximo domingo, 13 de junho, às 8h30.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Jogadores ingleses esperam vingar a seleção de 1950, derrotada pelos Estados Unidos no Brasil
Jogadores ingleses esperam vingar a seleção de 1950, derrotada pelos Estados Unidos no Brasil
Foto: AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade