PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Sneijder luta para se tornar o 1º dono da "quádrupla coroa"

9 jul 2010 - 09h35
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Dassler Marques

Com quantas taças se constrói o maior campeão de todos os tempos em uma só temporada? Wesley Sneijder, o camisa 10 da Holanda e da Inter de Milão, tem a resposta: quatro. Se conquistar a Copa do Mundo no domingo diante da Espanha, ele se tornará o único jogador na história do futebol a vencer o que pode ser chamado de quádrupla coroa.

Campeão da Liga dos Campeões, do Campeonato Italiano e da Copa Itália, Sneijder está a um passo de levar uma Copa do Mundo inédita para os holandeses. Dono da trípice coroa com a Inter de Milão de José Mourinho, o holandês agora batalha pelo título mundial.

Grande fase de Sneijder

Desprezado há um ano pelo Real Madrid, que usou o dinheiro de sua venda para levar Kaká e Cristiano Ronaldo, Sneijder coroa agora uma grande temporada que fez à frente da Inter de Milão.

Autor de oito gols na temporada, Sneijder brilhou particularmente nas assistências: foram 15 nas três competições que disputou, fazendo a festa do trio de ataque Pandev, Eto'o e Diego Milito. O passe mais importante foi na vitória sobre o Bayern de Munique, na final da Liga dos Campeões.

Na Copa do Mundo, além do título, Sneijder também disputa a artilharia e atualmente está empatado com David Villa, ambos com cinco gols. Ainda é um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do Mundial. A taça de campeão, na África do Sul, também lhe deixaria em ótimas condições na briga pelo título de melhor do mundo em 2010.

Todos os campeões

Até hoje, só nove jogadores conquistaram os títulos europeu de clubes e mundial de seleções no mesmo ano. O caso mais recente é o do brasileiro Roberto Carlos, que venceu a Liga dos Campeões pelo Real Madrid e, semanas depois, em 2002, ergueu também a taça da Copa do Mundo. Também jogador do Real, o francês Karembeu havia conquistado as mesmas taças quatro anos antes.

Só outra seleção campeã mundial teve em seu elenco jogadores que haviam conquistado a Copa dos Campeões. Em 1974, o Bayern de Munique era a base da seleção alemã com cinco titulares absolutos (Sepp Maier, Breitner, Scharzenbeck, Beckenbauer e Gerd Müller) e ainda dois reservas (Hoeness e Kapellmann). Antes de ganhar o Mundial, bateram o Atlético de Madrid e levaram o título europeu.

Nenhum desses nove jogadores, porém, havia conquistado a tríplice coroa, caso de Wesley Sneijder. Roberto Carlos e Karembeu, respectivamente em 2002 e 1998, sequer ganharam o Campeonato Espanhol ou a Copa do Rei.

Os sete alemães do Bayern de Munique é que chegaram mais perto da quádrupla coroa. Campeões europeus, venceram ainda o Campeonato Alemão e estiveram muito perto de levar a Copa da Alemanha. Caíram nas semifinais diante do Eintracht Frankfurt, eventual campeão, por 3 a 2.

Casos curiosos

- Se o Bayern de Munique tivesse conquistado a última Liga dos Campeões, Arjen Robben e Mark van Bommel é que estariam próximos da quádrupla coroa.

- Derrotados pelo Real Madrid na decisão europeia de 1998, os franceses Deschamps e Zidane conquistariam os quatro grandes títulos em uma temporada. Ficaram com o Italiano, a Copa da Itália e a Copa do Mundo.

- Em 94, Romário e seu Barcelona levaram 4 a 0 do Milan na decisão da Copa dos Campeões. Semanas depois, ele vingou adversários como Baresi, Maldini, Massaro e Albertini, conquistando a Copa diante da Itália.

- Em 2002, Lúcio quase foi quatro vezes vice: com o Bayer Leverkusen, ficou em segundo lugar na Liga dos Campeões, no Campeonato Alemão e na Copa da Alemanha, mas conquistou o Mundial com a Seleção Brasileira. Os germânicos Ramelow, Schneider, Neuville e Ballack, seus colegas de clube, não tiveram a mesma sorte e foram vice pela quarta vez em poucos dias.

- Em 1962, Pelé, Gilmar, Mauro Ramos, Zito, Coutinho, Mengálvio e Pepe, todos jogadores do Santos, foram campeões paulista, da Taça Brasil, da Copa Libertadores e da Copa do Mundo.

Sneijder pode se tornar o maior campeão da história em uma só temporada
Sneijder pode se tornar o maior campeão da história em uma só temporada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade