PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Sul-africanos repercutem críticas à bola de "supermercado"

31 mai 2010 - 05h40
(atualizado às 06h11)
Compartilhar

As críticas de vários jogadores à Jabulani, bola oficial da Copa do Mundo de 2010, repercutiram entre os veículos de imprensa da África do Sul. O Sport 24 destaca o uso da bola de "supermercado" no Mundial e que muitos jogadores não estão felizes com ela, inclusive os atacantes - supostamente os maiores beneficiados.

O site sul-africano destaca as declarações dos brasileiros Júlio César, Júlio Baptista e Luís Fabiano sobre as dificuldades de adaptação à nova bola, com o atacante definindo-a como "sobrenatural" e o goleiro como "terrível".

Além das declarações dos atletas da Seleção, a publicação deu outros exemplos de insatisfeitos, como o goleiro espanhol Iker Casillas e o atacante italiano Gianpaolo Pazzini.

As críticas contrastam com o silêncio dos atletas patrocinados pela Adidas, fabricante da bola. Apenas Michael Ballack - que não vai disputar o Mundial por causa de uma contusão - definiu a bola como "fantástica".

Segundo o Sport 24, Fifa e Adidas ainda não se manifestaram quanto as reclamações ao objeto, que tem o design composto por 11 cores, o que representa os jogadores em campo, as 11 línguas oficiais e as 11 comunidades do país anfitrião.

A Jabulani é feita de poliéster e algodão (camada interior) e poliuretano (camada exterior). Tem 69 cm de circunferência, pesa 440 g e é impermeável. A tecnologia utilizada é chamada de "Grip'n'Groove", que permite voo estável e a melhor aderência em todas as condições, além de ser perfeitamente redonda e ainda mais precisa, segundo a fabricante.

Luís Fabiano foi um dos atletas que mais reclamaram da bola oficial da Copa do Mundo de 2010
Luís Fabiano foi um dos atletas que mais reclamaram da bola oficial da Copa do Mundo de 2010
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade