6 eventos ao vivo

"Torcida" norte-coreana em estádio era composta por atores

16 jun 2010
07h57
atualizado às 09h00

O animado grupo de torcedores que, com bandeiras e cachecóis nas cores vermelha e azul, apoiou ontem a Coreia do Norte no estádio Ellis Park na partida contra o Brasil era, ao contrário do que se poderia esperar, composto por atores chineses contratados pelo regime norte-coreano.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela imprensa chinesa. Os "torcedores" teriam sido recrutados pela empresa China Sports Management Group a pedido do Comitê de Esportes da Coreia do Norte, que forneceu cerca de mil ingressos para que ocupassem uma pequena parte das arquibancadas do estádio em Johannesburgo.

Poucos norte-coreanos conseguem o luxo de sair do país, devido ao alto custo para seu padrão de vida e pela enorme dificuldade de conseguirem vistos.

A contratação de torcedores não representa, no entanto, que os chineses precisem receber para apoiar a Coreia do Norte. De acordo com pesquisas realizadas antes da Copa do Mundo, a maioria dos cidadãos do país torcerá para os vizinhos e aliados norte-coreanos, já que a seleção da China não conseguiu vaga no Mundial.

Apesar da derrota para o Brasil, o resultado (2 a 1) pode ser considerado surpreendente devido ao favoritismo atribuído à Seleção comandada por Dunga.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Coreia tinha poucos apoiadores "verdadeiros" no estádio Ellis Park na estreia
Coreia tinha poucos apoiadores "verdadeiros" no estádio Ellis Park na estreia
Foto: AP
EFE   
publicidade