PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Veja números do fiasco dos 4 ex-melhores do mundo na Copa

4 jul 2010 - 22h25
(atualizado às 22h38)
Compartilhar
Murilo Borges

Vencer o prêmio de melhor jogador do mundo não é garantia de sucesso com a camisa da seleção nacional. Aliás, é exatamente o oposto quando se trata de Copa do Mundo. Os últimos quatro premiados pela Fifa - o italiano Fabio Cannavaro (2006), o brasileiro Kaká (2007), o português Cristiano Ronaldo (2008) e o argentino Messi (2009) - tiveram desempenho abaixo da expectativa no Mundial da África do Sul e naufragaram junto com suas equipes.

De todos, aquele que teve o melhor desempenho, inegavelmente, foi Messi. O argentino encantou com seus dribles rápidos, mas não conseguiu quebrar o tabu que já derrubou Roberto Baggio, Ronaldo, Luís Figo e Ronaldinho (eleitos melhores jogadores do mundo no ano anterior à Copa, mas que não venceram o torneio).

Confira abaixo uma análise dos números dos quatro:

2006 - Cannavaro

Dono do prêmio de melhor do mundo em 2006, o italiano foi quem teve participação mais curta e pífia no Mundial da África do Sul, graças ao naufrágio da campeã Itália logo na primeira fase.

Capitão da equipe, Cannavaro jogou somente três jogos e, apesar de não ser substituído, não mostrou o futebol seguro de quatro anos antes, quando comandou a equipe rumo ao título. Reflexo da má temporada feita pela Juventus, no Campeonato Italiano.

Falhou no gol da Nova Zelândia (empate por 1 a 1), ao não cortar um cruzamento do lado esquerdo, e passou a cometer faltas (quatro, no total) ao invés de realizar desarmes (bastante rotineiros em 2006). Cannavaro tomou ainda um cartão amarelo e distribuiu 156 passes, sendo 125 certos (80% do total). No entanto, como zagueiro, o italiano distribuiu passes mais laterais, o que aumenta a porcentagem de acertos.

2007 - Kaká

Principal esperança da Seleção Brasileira e de Dunga, Kaká não chegou à África do Sul nas melhores condições físicas. Após uma temporada em que sofreu problemas no púbis, o meia pareceu "travado" na maioria das partidas do Brasil, o que impediu que seu desempenho fosse o costumeiro, assim como o do próprio time, eliminado nas quartas de final pela Holanda. As arrancadas foram raras e os gols sequer apareceram. Em compensação, o brasileiro sofreu com os cartões: um amarelo e um vermelho.

Ao todo, Kaká jogou quatro partidas - foi expulso na vitória sobre Costa do Marfim e não enfrentou Portugal, na terceira rodada. Nos 337 minutos em que esteve em campo, deu três assistências e acertou 75% dos passes (122 passes certos, contra 41 errados), mas não marcou gols. Não faltaram tentativas, porém: foram oito chutes, sendo apenas três certos. Nos cruzamentos, Kaká teve cinco tentativas e errou todas.

2008 - Cristiano Ronaldo

Melhor jogador do mundo quando ainda atuava pelo Manchester United, em 2008, Cristiano Ronaldo fez uma temporada apenas regular pelo Real Madrid, mas isso não garantiu boas condições físicas para a Copa. O camisa 7 demonstrou vontade e arriscou muitos chutes, mas não teve um bom aproveitamento.

Foram 21 tentativas e apenas nove certas. Gol, apenas um, na goleada por 7 a 0 sobre Coreia do Norte. Pudera: Portugal não marcou nenhum gol nas demais partidas, contra Costa do Marfim, Brasil e Espanha (partida que garantiu a eliminação, nas oitavas de final).

Ao todo, Ronaldo disputou os 360 minutos do país na Copa do Mundo, pois não foi substituído. O português também colaborou com uma assistência e distribuiu 84 passes certos (um baixo aproveitamento de 60%) e recebeu um cartão amarelo.

Lamenta-se o excesso de responsabilidade nas costas do atacante, que, além de craque do time, foi o capitão. Após a derrota para a Espanha, Ronaldo reclamou dos companheiros e também do técnico Carlos Queiroz, além de ser criticado por Luís Figo.

2009 - Messi

Apontado por unanimidade como o melhor jogador do mundo na temporada de 2009, Messi teve grande desempenho com a camisa do Barcelona. Nos meses que antecederam a Copa, o argentino brilhou com intensidade na conquista do título espanhol e na campanha da Liga dos Campeões.

No Mundial da África do Sul, teve momentos brilhantes, principalmente na primeira fase, mas sumiu contra a Alemanha, na despedida argentina do torneio, nas quartas de final.

Messi jogou cinco partidas e não foi substituído por Maradona. Foi um dos jogadores que mais finalizou no Mundial (30 vezes), mas acertou apenas metade das tentativas no alvo.

O camisa 10 deu somente uma assistência - para o gol impedido de Tevez, contra o México - e sequer marcou gols, apesar das inúmeras tentativas. O atacante também distribuiu 337 passes e acertou 244 (72%), o que mostra a intensa participação durante o jogo.

Confira os números dos ex-melhores do mundo:

Minutos em campo:

Cannavaro - 270
Kaká - 337

Ronaldo - 360

Messi - 450

Chutes a gol:

Cannavaro - 0
Kaká - 8 (3 certos)

Ronaldo - 21 (9 certos)

Messi - 30 (15 certos)

Gols:

Cannavaro - 0 (Itália marcou 4 gols)
Kaká - 0 (Brasil marcou 9 gols)

Ronaldo - 1 (Portugal marcou 7 gols)

Messi - 0 (Argentina marcou 10 gols)

Assistências:

Cannavaro - 0
Kaká - 3

Ronaldo - 1

Messi - 1

Passes trocados:

Cannavaro - 156 (125 certos)
Kaká - 163 (122 certos)

Ronaldo - 140 (84 certos)

Messi - 337 (244 certos)

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Na África do Sul, astros de Itália, Brasil, Portugal e Argentina conhecem "maldição" dos melhores da Fifa
Na África do Sul, astros de Itália, Brasil, Portugal e Argentina conhecem "maldição" dos melhores da Fifa
Foto: Art by Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade