PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Ventania e bela paisagem esperam adversários do Brasil em estreia

13 jun 2010 - 21h32
(atualizado às 22h15)
Compartilhar

Celso Paiva
Direto de Port Elizabeth

Acostumadas a treinar com temperaturas bem baixas e com um ar bastante seco, as seleções da Costa do Marfim e de Portugal encontrarão um clima bem diferente em Port Elizabeth, local de estreia das duas equipes na Copa do Mundo de 2010, na próxima terça-feira, às 16h (11h horário de Brasília).

Localizada em uma praia com 40 quilômetros de extensão, a "Cidade Amiga", como é conhecida Port Elizabeth, tem média de 77% de umidade relativa do ar, quase o dobro de Johannesburgo, capital mais próxima de onde Portugal e Costa do Marfim fazem sua preparação.

Os fortes ventos também são uma marca do município e podem ser inimigos dos times liderados por Cristiano Ronaldo e Drogba. Com uma média de 30km/h, a ventania deve complicar ainda mais na hora do chute na tão criticada Jabulani, bola oficial da Copa do Mundo, apontada por muitos como muito leve.

Mas não é apenas a condição atmosférica que é diferente. A paisagem também muda de forma considerável. Acostumados ao ar interiorano de Magaliesburg, onde contam com um apoio incondicional dos torcedores locais, os portugueses trocarão a montanha pela areia. Com uma bela paisagem à beira-mar, Port Elizabeth é conhecida por receber diversos surfistas que apreciam as ondas gigantes. Banhada pelo oceano Índico, a cidade é a segunda mais antiga e a quarta maior do país.

Para receber a Copa do Mundo, a cidade construiu o Estádio Nelson Mandela Bay. Neste domingo, o Terra visitou a arena, com capacidade para 48 mil lugares, que receberá as estrelas portuguesas e marfinenses para o reconhecimento do gramado amanhã.

Um dia depois de sediar o jogo entre Coreia do Sul e Grécia, que terminou com vitória dos sul-coreanos por 2 a 0, o local da partida dos rivais da Seleção Brasileira no Grupo G, já ostentava as bandeiras de Portugal e Costa do Marfim na sua parte interna. Diversos policiais faziam a inspeção nas arquibancadas para verificar se não havia nada de errado. O diferencial do estádio, além da cobertura toda em metal pintado de branco, é o fato de estar localizado às margens do Lago North End.

Na cidade, o clima neste domingo se mostrava bastante calmo, com poucas pessoas nas ruas e nenhum banhista na praia. Esta movimentação deve mudar a partir desta segunda-feira, já que diversos torcedores de Portugal viajaram hoje de Johannesburgo para Port Elizabeth com a intenção de acompanhar os comandados de Carlos Queiroz em sua primeira partida no Mundial.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Portugueses e Marfinenses duelarão na cidade de Port Elizabeth
Portugueses e Marfinenses duelarão na cidade de Port Elizabeth
Foto: Celso Paiva / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade