PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Villa e Sneijder fracassam em final e Copa tem 4 artilheiros

11 jul 2010 - 18h07
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Johannesburgo

Villa e Sneijder jogaram a final da Copa do Mundo com a possibilidade de serem artilheiros isolados na África do Sul. Mas falharam na tentativa. Villa, ao menos sai feliz de campo, já que Espanha se tornou campeã após vencer por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo.

Os dois jogadores citados, assim, terminaram com cinco gols, assim como o meia alemão Thomas Müller e o atacante uruguaio Diego Forlán. Oficialmente, porém, o Mundial de 2010 terá um artilheiro verdadeiro: Müller.

Isso se explica devido aos critérios de desempate da Fifa, que dará o prêmio Chuteira de Ouro ao alemão porque ele distribuiu três assistências nos 6 jogos de que participou. Já Villa, Sneijder e Forlán deram apenas um passe que resultou em um gol de algum companheiro.

Neste domingo, os candidatos de Holanda e Espanha a artilheiros pouco fizeram, especialmente no primeiro tempo. Villa apareceu mais. Aos 10min, participou da jogada que terminou em chute perigoso de Sergio Ramos. Na sequência, pegou de primeira um cruzamento da direita e estufou a rede pelo lado de fora.

Já Sneijder também finalizou por apenas uma vez antes do intervalo. Mas apareceu mais ao dar um pontapé em uma disputa de bola no meio-de-campo com Busquets, aos 42min. O juiz inglês Howard Webb aliviou e ficou apenas na conversa.

No segundo tempo, Sneijder e Villa apareceram sofrendo faltas. Heitinga deu uma entrada sem bola no espanhol e recebeu o amarelo. Os dois jogadores continuaram a discussão enquanto o camisa 10 holandês recebia uma pancada de Iniesta. Os artilheiros sofriam com a marcação.

E, quando os espanhóis deram um cochilo, aos 17min, Sneijder deixou Robben na cara do gol. Casillas defendeu em um misto de boa colocação e sorte pelo holandês não ter acertado o chute.

Mas foi de Villa a maior chance de se isolar na artilharia. Aos 31min, o zagueiro holandês John Heitinga falhou após cruzamento da direita e a bola sobrou limpa para o espanhol. Van Der Wiel se recuperou e conseguiu interceptar a tentativa.

O camisa 7 se empolgou e até falta, que não é sua especialidade, cobrou. Longe. Depois, tentou pegar de primeira, sem ângulo, e isolou. Na sequência tabelou com Xavi e foi travado. Do outro lado, Sneijder batia boca com o árbitro por não concordar com uma marcação. E tentou ser herói nos acréscimos ao tentar fazer de cobertura. Acabou vaiado.

Na prorrogação, quem mais se aproximou do gol foi Sneijder. Aos 10min do segundo tempo da prorrogação, o meia bateu uma falta que passou bem perto ao ângulo direito de Iker Casillas.

Naquele momento, Villa nem estava em campo, visto que havia sido substituído por Fernando Torres no intervalo entre as duas prorrogações. Do banco, o mais novo jogador do Barcelona viu Fábregas servir Iniesta para marcar o único gol da partida, no lance imediatamente após a perigosa cobrança de falta de Sneijder.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Villa lamenta chance desperdiçada na partida contra os holandeses
Villa lamenta chance desperdiçada na partida contra os holandeses
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade