PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Webb: "quando falho é horrível, não durmo direito várias noites"

9 jul 2010 - 17h02
(atualizado às 18h29)
Compartilhar

O árbitro inglês Howard Webb, que apitará a final da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha no domingo, assegurou que é "horrível" cometer um erro em uma partida. Em entrevista divulgada nesta sexta-feira no site da revista France Football, o juiz se disse preparado para tomar decisões no jogo mais importante de sua carreira.

"Espero que não haja controvérsia. Quando falho... é horrível. Não durmo direito várias noites. Em minha cabeça sempre fica a mesma pergunta: 'por que vi as coisas assim?'", disse o inglês sobre seus problemas para manter um sono tranquilo.

"Mas, às vezes, é preciso tomar decisões importantes. Se você não estiver preparado para agir dessa forma porque quer evitar a polêmica, então não está fazendo bem o seu trabalho", afirmou.

Webb, 38 anos e com experiência no Campeonato Inglês desde 2003, já apitou uma partida da Espanha nesta Copa: o jogo de estreia contra a Suíça, que os campeões europeus perderam por 1 a 0. Perguntado se tinha recebido instruções por parte da Fifa antes da partida entre espanhóis e holandeses, o árbitro inglês disse que não, e deixou claro que punirá qualquer jogada mais violenta.

"O mais importante para nós é o jogo violento, as entradas perigosas. A Comissão Executiva elogiou, por exemplo, o cartão vermelho dado a Franck Ribéry por sua entrada em Lisandro López nas semifinais da Liga dos Campeões (Bayern de Munique x Lyon). Esse é o tipo de entrada que queremos combater", afirmou.

Webb ressaltou também que os árbitros serão submetidos a uma preparação especial para a altitude, e admitiu problemas de comunicação nos estádios sul-africanos por causa do barulho ensurdecedor das vuvuzelas dos torcedores.

"O barulho é tão grande que não nos ouvimos. Mas quando fazíamos nossas sessões de preparação, a Fifa colocava o barulho de vuvuzelas nos alto-falantes para que nos acostumássemos. Assim, nos preparamos para isso".

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Inglês Howard Webb será o árbitro da final da Copa entre Holanda e Espanha
Inglês Howard Webb será o árbitro da final da Copa entre Holanda e Espanha
Foto: Getty Images
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade