PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Zagallo "ignora" Brasil e aponta Argentina como melhor equipe da Copa

30 jun 2010 - 01h06
Compartilhar
Rodrigo Viga

Enquanto o técnico Dunga "menospreza" a força da rival Argentina, o maior representante do espírito verde-amarelo e ufanista Mario Jorge Lobo Zagallo se rende ao time do treinador Diego Maradona e faz um alerta para a disputa da sequência da Copa do Mundo da África do Sul.

"A Argentina é a melhor seleção da Copa até agora", disse ele, em entrevista exclusiva ao Terra. "Só quem mostrou um bom futebol até agora foi a Argentina. Eles já entraram bombando, o que não aconteceu com o Brasil", acrescentou Zagallo.

O tetracampeão mundial (duas vezes como jogador, uma como técnico e outra como auxiliar) entende que, além do melhor futebol, a Argentina conta com Lionel Messi em forma e fazendo jus à fama de atual número um do mundo.

"Essa é uma vantagem que a Argentina tem. O melhor jogador deles entrou na Copa em forma. Ele estava devendo, mas começou a Copa jogando o que joga no Barcelona. Está chamando o jogo para si", afirmou Zagallo, ao lembrar que a mesma sorte não teve o brasileiro Kaká, que dentro da Copa ainda busca a melhor forma física e técnica.

"O Messi tem habilidade, arrancada, está buscando o gol. Ele está no auge, jogando em uma equipe muito boa. O Kaká em forma daria o toque de qualidade que o Brasil precisa", admitiu Zagallo, que frisou o fato de os argentinos mostrarem na primeira fase da Copa a melhor arrumação tática, em sua opinião.

"A Argentina tem mostrado bom futebol e é uma equipe que tem boa movimentação, triangulações e administra bem a posse de bola", afirmou.

Apesar de elogiar o time de Maradona, Zagallo avalia que a Copa da África do Sul não apresentou nenhuma novidade tática e, pelo nível demonstrado pelas equipes, pode ser apontado como um dos piores de todos os tempos.

"Estou achando o nível muito baixo. As grandes forças, como França e Itália, decepcionaram (foram eliminadas na primeira fase). Até agora não apareceu nada de novo. Está lá por baixo, com um ritmo muito devagar".

"Vamos torcer para a Copa crescer. Você não vê destaques individuais, além do Messi", adicionou o brasileiro.

Em tom de generosidade extrema, o tetracampeão deu nota de "no máximo" sete para a Copa da África do Sul. "Vou dar sete porque tem a esperança de que a partir de agora vai melhorar, mas a fotografia do momento é para uma nota menor", afirmou.

Brasil

Apesar de apostar em uma final entre Brasil e Argentina, Zagallo ainda não está muito satisfeito com o desempenho do time de Dunga. "O Brasil começou muito mal e vai engrenando aos poucos, mas precisa de mais", analisou Zagallo, que está incomodado com o setor esquerdo da Seleção.

Segundo o ex-jogador e técnico, o Brasil está muito "capenga" ao jogar muito pelo lado direito, com Maicon, Kaká e Elano (lesionado, o meio-campista tem cedido lugar a Daniel Alves).

Desta forma, Zagallo pede para que o Brasil não se esqueça do lado esquerdo. "O Michel (Bastos) está muito isolado. Alguém tem que ajudar. Não é que ele esteja mal, mas está jogando sozinho. Precisa de mais triangulação por ali", declarou o "Velho Lobo", que ainda como jogador, na Copa de 1958, entrou no time e se destacou pela força e talento jogando no setor esquerdo da Seleção.

Zagallo destacou que o torcedor tem que ter paciência e entender que o time de Dunga é uma seleção de resultado. Espetáculo, nem pensar.

"O Brasil é um time aplicado e que sabe o que vai fazer com e sem a posse de bola", avaliou. "O time está orientado e não é um bando. Taticamente está feita, mas não é de dar espetáculo. Também não adianta jogar bonito e não ganhar", finalizou, ao lamentar que o futebol arte das seleções de 1958, 62 e 70 faz parte da memória do esporte.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, Zagallo ainda acumula o vice da Copa de 1998
Tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, Zagallo ainda acumula o vice da Copa de 1998
Foto: Getty Images
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade