PUBLICIDADE

Blatter visita Catar e Fifa já admite data especial para Mundial

16 dez 2010 - 13h28
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

No dia em que o presidente da Fifa Joseph Blatter, chegou ao Catar para sua primeira visita oficial ao país que sediará a Copa do Mundo de 2022 desde que o a decisão foi anunciada, a entidade máxima do futebol admitiu, nesta quinta-feira, que pode realizar a competição durante o inverno, a fim de evitar o forte calor que, durante o verão, pode chegar aos 45 graus no Oriente Médio.

"Por que não? Isso significa abrir a Copa do Mundo para os países onde nunca se pode jogar em junho e julho, porque nunca é o período certo do tempo", disse o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, à Associated Press.

Valcke afirma, entretanto, que a mudança radical apresentaria vários desafios de logística, incluindo uma revisão do calendário internacional do futebol, que envolve acordos com as ligas e associações de futebol.

"Você não pode simplesmente tomar a decisão de mover o torneio. Isso significa que você tem que mudar completamente quando vai jogar os campeonatos, principalmente, eu diria, na Europa. É menos difícil no resto do mundo", afirmou.

O secretário-geral deixou aberta, ainda, a possibilidade de a Copa do Catar ter partidas em outros países da região, mas destacou que a nação do Oriente Médio é quem deve decidir e fazer a solicitação.

"O Catar é quem deve manifestar o desejo e será o Catar que tomará a primeira decisão. Tínhamos candidaturas como a de Espanha e Portugal (ao Mundial de 2018) com a distribuição de partidas definidas e outras nem tanto. O Catar deve decidir e depois solicitar a autorização ao Comitê Executivo da Fifa", explicou.

"O Comitê Executivo tomou a decisão de conceder a sede ao Catar com base em uma candidatura. Nas próximas semanas será assinado um acordo de associação entre os organizadores locais e a Fifa, e mais detalhes poderão ser determinados", completou.

Na semana passada, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a entidade estaria disposta a permitir que algumas partidas da Copa de 2022 aconteçam em países próximos. "Acredito que partidas possam ser disputadas nos países próximos ao Catar", disse Blatter ao jornal francês L'Equipe.

"Com o Catar, vamos abrir o futebol a um novo mundo. O mundo árabe, que tentou várias vezes receber um Mundial, com candidaturas de Marrocos e Egito, e que tinha legitimidade para conseguir. Além disso, o Islã representa um bilhão de pessoas", havia dito Blatter.

Com informações da AFP

Em Doha, Joseph Blatter (dir.) é cumprimentado pelo presidente da Federação Asiática, Mohamed Bin Hammam
Em Doha, Joseph Blatter (dir.) é cumprimentado pelo presidente da Federação Asiática, Mohamed Bin Hammam
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade