PUBLICIDADE

Terra na Copa

Ney Franco exalta Copa SP democrática e aponta melhor do torneio

25 jan 2012 - 15h30
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de São Paulo

Na opinião de Ney Franco, treinador da Seleção Sub-20 e coordenador das seleções brasileiras de base, a Copa São Paulo com 96 clubes traz benefícios ao futebol nacional. Ainda que tenha feito ressalva sobre o nível técnico da primeira fase, ele lembrou o caráter democrático do torneio. O técnico estava presente no Pacaembu e acompanhou o título corintiano junto de Andrés Sanchez, diretor de seleções da CBF.

» Baixe o pôster do Corinthians octacampeão da Copa São Paulo

"O aspecto negativo é que no início você tem jogos de qualidade técnica mais baixa. Mas alguns atletas se originaram de equipes pequenas e deram certo, então isso é muito importante", lembrou Ney Franco, em São Paulo. Os volantes Rômulo, do Vasco, e Sandro, do Tottenham, são dois exemplos. Cotado para as Olimpíadas, jogaram a Copa São Paulo por Londrina e Porto de Caruaru, respectivamente.

Ney Franco ainda lamentou a eliminação precoce de times de expressão no torneio, casos de Flamengo, São Paulo e Atlético-MG. "Tivemos grandes que caíram na primeira fase e isso limitou a observação em jogadores que tínhamos expectativa enorme. Mas também apareceram outros que não conhecíamos tão bem", disse o treinador. Para ele, a final entre Corinthians e Flu foi justa.

"Se hoje eu tivesse um torneio de jogadores de 1993 e 94, poderia sair do Pacaembu com uma seleção montada. Chegaram as equipes com melhor desempenho na competição, que tradicionalmente vão bem dentro da Copa São Paulo e a gente vê o futebol brasileiro andando. A cada semestre e competição, você pode pegar novos valores.

As gerações citadas por Ney Franco formam a base para a Seleção Sub-20 do próximo ano, que disputa o Sul-Americano e, caso obtenha vaga, o Mundial da categoria. "Aumentou o nosso leque. A gente já tinha o lateral Denner, o Marquinhos e agora aparece jogadores como o Matheuzinho, o Matheus Caldeira, o Fabinho do Fluminense, que também tem o Wallace (lateral nos profissionais)".

Na avaliação de Ney Franco, aliás, o Flu é quem teve o principal jogador da Copa São Paulo. "Alguns jogadores se destacaram, mas o Marcos Junio, pelo que fez dentro do Brasileiro Sub-20 e nessa competição, é um dos principais jogadores. E tem um jogador que não aparece muito, mas é fantástico, que é o Marquinhos (zagueiro do Corinthians).

Corinthians vence Fluminense e é campeão da Copinha:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade