PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Organizadas exigem segurança em SP x Corinthians de risco

Clássico pela semifinal da Copinha será disputado em Limeira e inspira preocupações

21 jan 2015 - 19h30
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo antes de ser disputado, o clássico entre São Paulo e Corinthians – a ser realizado nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior - já rende polêmica e causa temores. O maior motivo de preocupação é a segurança. O duelo será realizado em Limeira, cidade pouco acostumada a receber partidas de alto risco, e isto tem inquietado até mesmo as torcidas organizadas.

Este fato ficou bem claro na tarde desta quarta-feira. A Associação Nacional de Torcidas Organizadas usou as redes sociais para alertar torcedores e imprensa sobre os riscos do clássico e exigiu que “poder público, segurança pública e federações” ajam para impedir prováveis casos de violência.

<p>Torcida do Corinthians dividrá a capacidade do estádio Limeirão com a do São Paulo - prática de alto risco</p>
Torcida do Corinthians dividrá a capacidade do estádio Limeirão com a do São Paulo - prática de alto risco
Foto: Fernando Borges / Terra

“Organizadas dos Clubes São Paulo Futebol Clube e Corinthians questionam as estratégias traçadas para o clássico em Limeira. Elas destacam que, se houver qualquer tipo de problema, os únicos responsáveis serão as próprias torcidas e mais ninguém. Poder público, segurança pública e federações se eximem de qualquer responsabilidade!!!!”, diz o texto.

A nota cita que o Estádio Major José Levy Sobrinho (o popular Limeirão) não tem condições de realizar uma partida da proporção do decisivo São Paulo x Corinthians e critica, entre outros fatos, o acesso ao local do jogo. Há, por exemplo, apenas uma grande estrada que leva a Limeira (a Rodovia dos Bandeirantes).

Copinha: veja os gols de Atlético-MG 0 x 4 São Paulo:

A partida ainda é considerada de alto risco por outros motivos. Primeiro, porque são-paulinos e corintianos dividirão o estádio, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, meio a meio, prática não exercida em jogos profissionais desde 2008. Depois, porque o Limeirão já foi palco de duas grandes brigas em jogos da Copa São Paulo. Além disto, desde o fim de 2014, o local passava por obras estruturais nas arquibancadas e partes internas - o laudo definitivo do estádio foi conseguido às pressas nos últimos dias.

“Solicitamos às autoridades de segurança pública a responsabilidade sobre tais eventos. Os mesmo já estão cansados de saber e mapear possíveis encontros e problemas em jogos. Como não irão se manifestar contra esses eventos?”, questiona o comunicado.

Veja, na íntegra, a nota publicada pela Associação Nacional de Torcidas Organizadas nesta quarta-feira:

“Organizadas dos Clubes São Paulo Futebol Clube e Corinthians questionam as estratégias traçadas para o clássico em Limeira. Elas destacam que, se houver qualquer tipo de problema, os únicos responsáveis serão as próprias torcidas e mais ninguém. Poder público, segurança pública e federações se eximem de qualquer responsabilidade!!!!

Preocupados com as consequências de um episódio já marcado na história há 20 anos, líderes das torcidas do Corinthians e do São Paulo anunciam previamente os riscos de um grande clássico em um estádio sem condições de realizar uma partida dessa proporção.

Além da situação do estádio, torcedores também destacam a distância para o local. Todo o trajeto realizado por ambas as torcidas serão pelas mesmas vias públicas, caravanas tendem a se cruzar no caminho para a partida.

Além dos problemas citados, torcedores apontam a partida do Palmeiras contra o Botafogo de Ribeirão Preto, que ocorrerá em Barueri, um risco que poderá ser somado já que o acesso para o jogo também será pelas mesmas vias utilizadas pelos torcedores que sairão da capital para o jogo em Limeira.

Solicitamos às autoridades de segurança pública a responsabilidade sobre tais eventos.

Os mesmo já estão cansados de saber e mapear possíveis encontros e problemas em jogos. Como não irão se manifestar contra esses eventos?

ANATORG - Associação Nacional das Torcidas Organizadas.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade