PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Pacaembu vive! Corintianos matam saudade e gritam "campeão"

Após nove meses, corintianos se reencontram com Pacaembu com título da Copa São Paulo de Futebol Júnior sobre o Botafogo-SP

25 jan 2015 - 13h40
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O corintiano teve um fim de semana de louvor à história da equipe; Após reencontrar o Corinthian-Casuals - "pai" inglês que deu origem ao nome do time paulista - com vitória por 3 a 0 do elenco principal na moderna Arena no último sábado, o torcedor alvinegro voltou ao antigo Pacaembu com maioria da torcida após nove meses, na final da Copa São Paulo, e pode matar um pouco da saudade do tradicional estádio. Cada vez menos utilizado, o local, querido pelos corintianos, ganhou vida e "pulsou" neste domingo, com 36 mil pessoas, a maioria alvinegros que gritaram "é campeão" após vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP.

"É campeão!" Torcida corintiana festeja título da Copinha:

A torcida, que deixou o Pacaembu praticamente cheio no duelo realizado no alternativo horário da manhã, pode começar a matar a saudade pela descida da Major Natanael, que ficou tomada de corintianos desde as primeiras horas do dia. A Rua Angélica e adjacentes também reencontraram os corintianos, que puderam dar mais brilho de “gente diferenciada” ao marasmo do bairro de Higienópolis. "O Pacaembu é a cara do Corinthians!", disse Mário Gobbi ao fim do jogo.

A final da Copa São Paulo de Juniores permitiu até mesmo uma mudança na postura da torcida. Muitos torcedores "excluídos" com as novas, modernas e caríssimas Arenas brasileiras puderam vivenciar um pouco de Corinthians na tradicional competição, que colocou preços de R$ 5 a R$ 30 para a partida das divisões de base, algo bem diferente do praticado em Itaquera. Houve até mesmo mais cantos, de todos os setores, algo que ocorre menos na "fria" Arena da zona leste, onde os gritos em uníssono são mais restritos. 

O Pacaembu foi uma das casas em que vários dos mais de 30 mil presentes ao estádio neste sábado cresceram ao longo da vida. Foi palco de choros e risos, tristezas e alegrias, decepções e sucessos, vexames e taças. Mais do que isso: palco de corintianismo exercido com orgulho e sem reprimendas dignas de "padrão Fifa".

A última vez que o corintiano colocou 40 mil pessoas no Pacaembu havia sido em 27 de abril de 2014, em vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo na despedida oficial do torcedor do estádio. Desde então, o Corinthians dividiu as partidas como mandante no Canindé, Arena em SP e até Arena Pantanal, onde cumpriu punição. É bem verdade, pouco mais de dois mil felizardos corintianos estiveram no estádio em 25 de outubro, quando foram minoria perante os mandantes palmeirenses.

Foto: Luis Moura / Gazeta Press

Cenas como a deste sábado do Pacaembu lotado tendem a se tornar cada vez mais raras, já que Corinthians e Palmeiras, clubes que mais usaram o local nos últimos anos, já têm suas modernas arenas. O Santos, principalmente, pode fazer do estádio a “casa oficial paulistana” no futuro, deixando um pouco a velha Vila Belmiro de lado. Por enquanto, o antigo palco de conquistas alvinegras tem o futuro incerto. Mas "o seu, o meu, o nosso Pacaembu" sempre receberá os corintianos de braços abertos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade