PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Palco de São Paulo x Corinthians tem histórico de brigas

22 jan 2015 - 10h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu na última quarta-feira que o clássico São Paulo x Corinthians, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, será disputado na cidade de Limeira, no Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão). O clássico é considerado de alto risco pela polícia militar, já que tanto o torneio quanto o local em que o jogo será realizado têm histórico de brigas entre torcedores. Nesta quinta, são-paulinos e corintianos dividirão o estádio, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, meio a meio, prática não exercida em jogos profissionais desde 2008.

O Limeirão já foi palco de duas grandes brigas em jogos da Copa São Paulo (saiba mais abaixo). Além disto, desde o fim de 2014 o local passava por obras estruturais nas arquibancadas e partes internas - o laudo definitivo do estádio foi conseguido às pressas nos últimos dias. No início do torneio de base, trechos do local ainda estavam interditados com detritos que poderiam ser utilizados como armas em um possível confronto. A rodovia Bandeirantes-Anhanguera, principal estrada de ligação da cidade com São Paulo, também causa alerta por possíveis confrontos.

Copinha: veja os gols de Corinthians 4 x 2 São Caetano:

Outra preocupação é com a estrutura do estádio: casa da Inter de Limeira, primeira campeã paulista do interior, o local talvez receba o jogo de maior risco de confrontos entre grandes torcidas nesta quinta. O Limeirão já foi palco sem problemas de jogos de Campeonato Brasileiro, como Corinthians x Flamengo e Corinthians x Portuguesa em 2004, mas ambos os confrontos não tiveram o apelo do clássico Majestoso pela semi da Copinha.

Até mesmo as torcidas organizadas das equipes da capital emitiram nota oficial através de redes sociais em que criticam a preparação para o jogo realizado no interior de São Paulo. Os torcedores ressaltam o risco de confronto principalmente no caminho das caravanas, que tendem a se cruzar nas estradas. Todos os ingressos da partida ainda eram confeccionados na última quarta e serão vendidos em Limeira. A partir das 17h (de Brasília), um cordão de isolamento da polícia será feito do lado de fora do estádio e só passará quem portar ingresso. 

 

Pelo lado positivo, as obras recentes do estádio possibilitaram novos acessos para torcedores às arquibancadas, o que será de vital importância na partida desta quinta, que deverá ter grande público, apesar da cobrança de ingressos. A polícia deslocará grande efetivo e armará esquema especial para a entrada das torcidas – a fachada do Limeirão, por sinal, é uma preocupação: a Inter de Limeira solicita há tempos à prefeitura a instalação de postes de iluminação pública no local, que costuma ter completa escuridão nas partidas realizadas à noite. O jogo desta quinta está marcado para às 21h (de Brasília).

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição na qual corintianos e são-paulinos entram em campo na cidade situada a 150 km da capital paulista, também tem histórico de brigas. A maior tragédia ocorreu em 1995, quando um torcedor morreu espancado no Pacaembu em briga campal entre palmeirenses e são-paulinos.

Copinha: veja os gols de Atlético-MG 0 x 4 São Paulo:

Relembre brigas na Copa SP, incluindo duas no Limeirão:

1992 – Corinthians x São Paulo – Nicolau Alayon

Também era semifinal de Copa São Paulo e também era Corinthians x São Paulo. Há 23 anos, ambos os times entravam em campo para um jogo de risco em um estádio mais acanhado ainda: o campo do Nacional, na zona oeste de São Paulo, que atualmente tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas. O jogo teve confusão e morte: o corintiano Rodrigo de Gasperi, de apenas 13 anos, veio a óbito após uma explosão de bomba caseira na arquibancada, supostamente atirada por rivais. O garoto ficou internado por quatro dias.

1995 – Palmeiras x São Paulo – Pacaembu

Briga entre palmeirenses e são-paulinos terminou em morte em 95
Briga entre palmeirenses e são-paulinos terminou em morte em 95
Foto: Gazeta Press

Não era bem Copa São Paulo: a partida valia pela Supercopa São Paulo de Futebol Júnior. A final entre Palmeiras e São Paulo até hoje é relembrada por uma trágica briga que terminou em morte. Em um Pacaembu que estava em reformas com poucos policiais presentes, torcedores dos dois rivais invadiram o campo para brigar entre si em uma literal batalha campal. O caso culminou na morte do torcedor Márcio Gasparin da Silva, de apenas 16 anos.

2004 – Inter de Limeira x Corinthians – Limeirão

Em duelo decisivo da primeira fase da Copa São Paulo, a Inter de Limeira venceu de virada o Corinthians, de Coelho, Betão, Rosinei e cia, por 2 a 1 para avançar à fase seguinte do torneio e eliminar o time da capital. Torcedores do clube do interior provocaram os corintianos, que não gostaram e invadiram o setor reservado à torcida adversária após o apito final, iniciando grande briga dentro do estádio que se espalhou para os arredores.

2011 – São Paulo x Flamengo – Limeirão

Pelas oitavas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, São Paulo e Flamengo se enfrentaram em 2011 em Limeira, sede do time tricolor naquele ano. Apesar da grande rivalidade entre os dois lados por causa das alianças de organizadas, poucos policiais fizeram a segurança inicialmente. Não deu outra: a briga começou dentro do estádio, com troca de socos entre torcidas do próprio time carioca – antes da partida, já houve emboscada de são-paulinos contra flamenguistas. Torcedores do Flamengo ainda saíram do estádio e tentaram invadir a entrada dos mandantes, local em que teve novo confronto entre rivais até o reforço da polícia chegar.

2015 – Corinthians x Goiás – Arena Barueri

Em jogo de torcida única, torcedores corintianos envolveram-se em confusão com a polícia militar na porta da Arena Barueri. A briga teria iniciado pela lentidão na entrada do grande número de torcedores, que irritou os alvinegros e fizeram policiais agirem com exagero na repressão. A confusão terminou com feridos e detidos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade