0

Campeão da Copa Nordeste pode ficar sem vaga na Sul-Americana

14 jan 2014
21h41
  • separator
  • comentários

A mudança da Copa do Brasil para o segundo semestre já foi polêmica em 2013 e pode criar um novo problema neste ano. Dessa vez a questão é com a Copa do Nordeste, que vai dar ao vencedor uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, isso só vai acontecer se o time não estiver mais disputando a Copa do Brasil, por uma questão de calendário.

<p>Ponte Preta estava na Copa do Brasil, mas preferiu participar da Copa Sul-Americana em 2013</p>
Ponte Preta estava na Copa do Brasil, mas preferiu participar da Copa Sul-Americana em 2013
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A Copa do Nordeste acontecerá no primeiro semeste - começará no dia 18 de janeiro e terminará em 2 de abril. A princípio, o campeão terá direito a participar da Sul-Americana, que não tem data marcada, mas deve começar em agosto deste ano.

Porém, o campeão da Copa do Nordeste pode ter avançado na Copa do Brasil, que também terá início no primeiro semestre, mas vai se alongar até o final da temporada. Por isso, se o time alcançar a quarta fase da competição nacional, não poderá disputar as duas Copas ao mesmo tempo. O regulamento prevê que a vaga ficará com o vice-campeão.

Problema semelhante já ocorreu em 2013, já que times participantes da Copa do Brasil não podem disputar a Sul-Americana. A Ponte Preta optou por usar um time B na competição nacional porque preferia ser eliminada e assim disputar a competição continental. Uma cena que pode se repetir em 2014.

Veja trecho do regulamento que trata sobre o problema:

Art. 4º – O clube campeão da Copa do Nordeste de 2014 terá vaga assegurada na 
Copa Sul-americana de 2014. 
 
Parágrafo Único – Na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade