PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Santa Fe segura a pressão e derrota o Independiente em Avellaneda

22 out 2015 - 23h53
Compartilhar
Exibir comentários

O Santa Fe conseguiu um grande resultado na primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente. O time colombiano venceu por 1 a 0, em pleno estádio Libertadores de América, casa dos argentinos. O único gol do jogo foi marcado por Balanta, aos 20 minutos do segundo tempo. O goleiro do Independiente, Diego Rodríguez, perdeu um pênalti na primeira etapa e ainda falhou no gol do adversário.

Com o resultado, o Santa Fe abriu vantagem no confronto. Na partida da volta, que acontece na próxima quinta-feira, na Colômbia, o time joga por um empate. A equipe que avançar para a semifinal enfrentará o vencedor de HUracán, da Argentina, e Defensor, do Uruguai. O time argentino ganhou o primeiro jogo por 1 a 0, em casa.

O jogo – Jogando em casa, o Independiente buscava mais o ataque. O Santa Fe se posicionava na defesa e apostava nos contra-ataques para surpreender os argentinos. A partida começou tensa, sem grandes emoções e lances de perigos até os 15 minutos. A primeira finalização do jogo saiu apenas aos 16, com Vera. Em cobrança de falta ensaiada, pela direita, Mancuello rolou para a área e o atacante bateu de primeira, mas a bola explodiu na zaga.

Na marca de 21 minutos, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti para o Independiente. Mina derrubou Lucero na área. O goleiro Diego Rodríguez foi para a cobrança, mas desperdiçou. Robinson Zapata acertou o canto, fez a defesa e evitou o primeiro gol do time argentino.

O Santa Fe também teve uma boa chance de abrir o placar no primeiro tempo. Aos 34 minutos, Cuesta saiu jogando errado e a bola sobrou nos pés de Quiñónes. O atacante colombiano ajeitou para a canhota e bateu forte. Rodríguez voou para fazer bela defesa e impedir o gol do adversário. Aos 40, outra chegada do Santa Fe. Quiñónes cobrou falta para dentro da área e Mina desviou de cabeça. A bola passou à direita da meta defendida por Rodríguez, perto da trave.

O Independiente respondeu em seguida, com Lucero. Dentro da área, o atacante recebeu lançamento e se esticou para chutar de primeira. A bola foi no meio do gol e Zapata defendeu com tranquilidade. O árbitro, entretanto, já sinalizava impedimento do jogador argentino. Mancuello teve a última oportunidade do primeiro tempo. O meia fez jogada individual, abriu espaço e arriscou da entrada da área. A bola passou à direita de Zapata.

A partida voltou equilibrada na etapa final. O Santa Fe se manteve forte na defesa, mas também saía para o jogo. Aos três minutos, Seijas cobrou falta da esquerda para dentro da área, mas a zaga do Independiente afastou. O time argentino chegou a ensaiar uma pressão, mas errava o último passe. Aos dez minutos, Ortíz avançou pela direita, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola saiu à direita de Zapata.

Na marca de 12 minutos, o Santa Fe quase calou o estádio Libertadores de América. Seijas cobrou outra falta da esquerda para a área e Anchico desviou de cabeça na primeira trave. Rodríguez caiu para fazer a defesa. O time colombiano levava perigo nas bolas aéreas e crescia na partida. A equipe argentina, por sua vez, seguia falhando nos passes e não conseguia assustar o gol de Zapata.

A melhora do Santa Fe teve resultado aos 20 minutos, quando Balanta fez o gol dos colombianos. O lateral esquerdo recebeu virada de bola da direita, colocou na frente, ganhou do zagueiro argentino na velocidade e invadiu a área. Desequilibrado, conseguiu finalizar e surpreendeu o goleiro Rodríguez, que esperava um cruzamento para o meio da área. A bola passou entre o arqueiro e a trave e morreu no fundo das redes.

O Independiente sentiu o gol e passou cometer erros na saída de bola, mas o Santa Fe não conseguiu aproveitar a instabilidade do rival. A equipe argentina, no entanto, rapidamente colocou os nervos no lugar e voltou a pressionar os colombianos em busca do gol de empate. Aos 35, o Independiente quase igualou o marcador. Em cobrança de falta da direita, perto da área, Mancuello obrigou o goleiro Zapata a fazer grande defesa.

À medida que o jogo se aproximava do final, o Independiente ia com tudo para cima. Mesmo assim, o Santa Fe segurou a pressão e manteve a vantagem. Os colombianos foram a única equipe a vencer fora de casa nesta rodada de ida das partidas de quartas de final da Copa Sul-Americana.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade