PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Torcedores pedem seleção de Portugal com bigode na Copa

5 mar 2010 - 10h30
(atualizado às 10h51)
Compartilhar

Tradição no cenário político de Portugal no início do século XX, o bigode pode ser a principal novidade portuguesa para a disputa da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, segundo o jornal espanhol As. É o que esperam os torcedores. Durante a vitória de Portugal sobre a China (2 a 0), na última quarta-feira, a torcida segurou faixas pedindo que os atletas adotassem o "verdadeiro visual português" e fossem ao Mundial todos com bigodes, incluindo o técnico Carlos Queiroz.

Com os dizeres "Queremos a seleção de bigode na África do Sul", as faixas seguradas pela torcida traziam fotos de Cristiano Ronaldo, principal jogador do país, e Figo, já aposentado, com grandes bigodes. No Facebook (página de relacionamento na internet), os torcedores colocaram imagens do atacante Liédson, brasileiro naturalizado português, e do técnico Carlos Queiroz com bigode. O treinador, aliás, usou bigode na campanha do título do Mundial Sub-20, em 91, quando dirigiu a equipe estrelada por Figo e Rui Costa.

A estratégia, mais do que inusitada, tem também um fundamento esportivo. Para os organizadores da campanha, os bigodes desconcentrariam os adversários, o que poderia ajudar Portugal a vencer seus jogos e, quem sabe, até mesmo ser campeã mundial pela primeira vez. A melhor campanha da seleção aconteceu em 1966, quando foi terceira colocada no Mundial da Inglaterra.

O bigode é uma tradição portuguesa desde quando o país era governo pelos monarcas, no século XIX. No início do século XX, o país adotou o regime republicano, mas os políticos mantiveram o visual de bigode, como se fosse impossível um governante não ter este visual. Dos dez primeiros presidentes da história de Portugal, nove usavam bigode.

Principal craque português, Cristiano Ronaldo é o grande "modelo" para a manifestação do bigode
Principal craque português, Cristiano Ronaldo é o grande "modelo" para a manifestação do bigode
Foto: Arte Terra / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade