PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Astros do futebol inglês fazem campanha contra armas na Copa

6 mai 2010 - 10h01
(atualizado às 10h25)
Compartilhar

O argentino Carlitos Tevez, o paraguaio Roque Santa Cruz e os sul-africanos Benni McCarthy e Steven Pienaar, todos jogadores da primeira divisão do futebol inglês, se juntaram à campanha internacional para uma Copa do Mundo livre de armas de fogo.

A campanha é uma iniciativa da organização International Action Network on Small Arms (Iansa), uma rede de ação internacional contra as armas de fogo.

Os jogadores aparecem no site da campanha vestidos com uma camisa com o lema "Don''t Shoot" ("Não Atire", em tradução livre). "É genial saber que as armas estarão proibidas nos estádios. Vai ser uma festa fantástica e as armas não têm lugar nela", disse McCarthy, jogador do West Ham, em comunicado.

"As armas não têm lugar no esporte ou na sociedade. E se é possível ter uma Copa do Mundo livre de armas de fogo, por que parar aí?", disse Tévez, jogador do Manchester City que, como McCarthy na África do Sul, cresceu em um bairro violento da Argentina.

Tevez e McCarthy contam em depoimentos ao site da Iansa como o futebol apareceu em suas vidas para evitar a tentação de escolher uma vida ligada à violência e às armas.

Jogadores como o marfinense Sol Samba, do escocês Hibernian, o inglês Gareth Barry, do Manchester City, e o sul-africano Aaron Mokoena, do Portsmouth, também participam da campanha, que espera contar com uma equipe completa para o início do Mundial.

A África do Sul possui uma legislação bastante flexível em matéria de posse de armas de fogo. O país registra, em média, 50 assassinatos diários, muitos causados por armamento que entra ilegalmente em território sul-africano procedente de nações vizinhas que viveram conflitos armados, como Moçambique.

Tevez é um dos jogadores a apoiarem a campanha
Tevez é um dos jogadores a apoiarem a campanha
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade