PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Capello lança ranking de jogadores e é atacado pela imprensa

11 mai 2010 - 10h04
(atualizado às 10h24)
Compartilhar

A "lua de mel" entre o técnico Fabio Capello e a imprensa inglesa está seriamente arranhada. Em uma iniciativa pioneira, o italiano anunciou nesta segunda-feira a criação de um ranking para avaliar jogadores do mundo todo e foi bastante atacado pela mídia, que classificou a novidade como um "gol contra".

Mantido na internet, o ranking batizado de "CapelloIndex" avaliará, a partir da próxima temporada, o desempenho dos jogadores nos campeonatos europeus e também na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Neste ano, aliás, os atletas do Inglês, do Espanhol e do Italiano já estão sendo analisados, sendo que é prevista ainda a observação do Brasileiro e do Argentino.

A ferramenta estreará oficialmente na Copa do Mundo, quando os atletas receberão notas apenas duas horas depois de cada partida, em um cenário que motivou muitas críticas da imprensa inglesa.

O diário The Sun, por exemplo, pergunta nesta terça "como a FA (Federação de Futebol Inglesa) deixou que isso acontecesse", apontando que o ranking pode "humilhar" os jogadores da seleção do país e que esse tipo de avaliação deve ser feito no vestiário e não publicamente.

Seguindo a mesma linha, o jornal The Times avalia que Fabio Capello está "pronto para arranhar sua reputação" com a novidade, classificada ainda pelo Daily Mail como o "primeiro gol contra" do italiano no comando da Inglaterra - ele assumiu a equipe em 2007 e a classificou à Copa do Mundo com facilidade. Já o Daily Telegraph fala em uma grande "controvérsia".

Outra característica do ranking que irritou a mídia do país é que ele servirá de base para um jogo no qual os internautas poderão montar seu time preferido, escolhendo atletas e ganhando dinheiro caso eles atuem bem durante o Mundial. O game "Capello XI" tem quatro modalidades, e uma delas paga prêmios de 1.600 libras (R$ 4218) para quem apostar 199,99 libras (R$ 524,6) e se der bem com os jogadores escolhidos.

Segundo a rede britânica BBC, a FA não gostou muito da ferramenta de Capello, a qual pretende "revisar". Falando aos repórteres na segunda-feira, o técnico se defendeu dizendo que seu interesse não é dinheiro e sim o futebol.

Capello causou polêmica com jogo no qual internautas apostam dinheiro para montar seu time preferido
Capello causou polêmica com jogo no qual internautas apostam dinheiro para montar seu time preferido
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade