PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Autoridades pedem a torcedores que poupem eletricidade na Copa

18 mai 2010 - 11h40
(atualizado às 12h59)
Compartilhar

As autoridades sul-africanas estão pedindo a torcedores estrangeiros que colaborem com os sul-africanos para poupar eletricidade durante a Copa do Mundo, para evitar cortes de luz, e vão transmitir avisos sobre o consumo elétrico nos voos que chegam ao país.

Problemas de estrutura na África do Sul preocupam os organizadores da Copa
Problemas de estrutura na África do Sul preocupam os organizadores da Copa
Foto: Celso Paiva / Terra

O país sofreu uma crise elétrica no início de 2008, provocada por anos de negligência da capacidade de geração elétrica. O problema prejudicou gravemente a produção industrial nacional, atingindo inclusive o setor vital da mineração.

Agora o país está construindo novas usinas elétricas, mas o programa de construção só será completado em 2012. Os problemas de abastecimento elétrico são agravados pelo roubo de cabos.

Cortes parciais de eletricidade em alguns bairros de cidades ainda são comuns, e os semáforos de trânsito são desligados com frequência. A eletricidade foi cortada na manhã de terça-feira no bairro comercial de Sandton, em Johanesburgo.

A Fifa, que comanda o futebol mundial, afirmou que grandes geradores estão instalados nos dez estádios que vão sediar as partidas da Copa do Mundo.

A empresa de eletricidade Eskom disse em comunicado que é muito provável que o fornecimento elétrico seja suficiente durante a Copa do Mundo, que começa em 11 de junho e dura um mês, mas pediu ao público que poupe energia.

"A expectativa é que mais de 200 mil turistas cheguem à África do Sul nas próximas semanas, e, embora se preveja que o fornecimento de eletricidade seja suficiente nesse período, o frio do inverno, somado à demanda alta, provavelmente vai impor pressões adicionais à Eskom", disse um representante da empresa, Nosipho Maphumolo.

Torcedores estrangeiros serão avisados da necessidade de poupar energia através de anúncios públicos feitos nos voos e de avisos divulgados em revistas de bordo e nas mesas dos assentos nos aviões.

Esta semana a Eskom está lançando um novo sistema nos canais de televisão pública, com um árbitro segurando cartões coloridos ao alto, para indicar qual é a situação do abastecimento elétrico. Os cartões vão desde o verde, que indica um fornecimento estável, até o preto, quando a grade elétrica está sobrecarregada e começam a ser efetuados cortes.

Nesse momento, será pedido ao público que desligue tudo em suas casas, exceto uma luz e um televisor, para acompanhar as partidas da Copa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade