PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Coreia do Norte se inspira em 1966 para surpreender favoritos

15 jun 2010 - 04h05
(atualizado às 04h12)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Diretor de Johannesburgo

Patinho feio da Copa do Mundo da África do Sul, a Coreia do Norte se apega ao passado para surpreender os favoritos e provar que a 105ª colocação do ranking da Fifa não quer dizer nada. A única participação do país no Mundial, em 1966, serve de inspiração para o atual time a ponto de um encontro ter reunido jogadores das das duas seleções.

Segundo o técnico da seleção que estreia nesta terça-feira contra o Brasil, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Ellis Park, há muito para aprender com a campanha surpreendente daquele ano. "Muitos deles estão vivos e organizamos um encontro durante a preparação. Eles nos deram alguns bons conselhos", disse Kim Jong Hun.

Com um time pouco conhecido, da mesma forma que disputará a Copa do África, a Coreia do Norte estreou mal na competição realizada na Inglaterra: derrota por 3 a 0 para a União Soviética. Após um empate por 1 a 1 com o Chile, a surpresa: vitória por 1 a 0 sobre a Itália em uma das maiores zebras da história dos Mundiais.

Passou em segundo lugar da chave e nas quartas desafiou Portugal de Eusébio. Fez 3 a 0 e esteve próxima das semifinais, mas permitiu a virada por 5 a 3, Mesmo assim, deixou a Copa do Mundo com uma das campanhas mais surpreendentes das 18 edições da competição já concluídas.

"Tenho memórias muito vívidas de 1966. Tinha apenas 10 anos de idade. Nos sentimos muito orgulhosos e tivemos uma recordação muito boa. Foi isso que me encantou e fez eu perceber que o futebol era muito importante e poderia inspirar o nosso povo. Por isso me candidatei a técnico do pais", lembra Kim Jong Hun.

Neste ano, A Coreia do Norte inicia a campanha no grupo com três equipes badaladas. Além do confronto contra os pentacampeões brasileiros, revanche com Portugal de Cristiano Ronaldo e duelo diante da Costa de Marfim de Didier Drogba. Nova passagem de fase configuraria talvez uma façanha maior do que a de 1966.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acessem.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Coreia Norte tenta surpreender novamente, assim como fez na Inglaterra, em 1966
Coreia Norte tenta surpreender novamente, assim como fez na Inglaterra, em 1966
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade