Além dos estádios, instrumento pode ser ouvido no meio virtual
Foto: AP
O som das vuvuzelas talvez seja silenciado das transmissões da BBC, seguindo a centenas de reclamações dos telespectadores, porém, o estridente barulho tornou-se um hit entra usuários do iPhone.
Um representante da emissora britânica afirmou que está considerando essa opção, acrescentando que foram recebidas 545 queixas sobre o zumbido que se tornou a trilha sonora da Copa do Mundo.
Um aplicativo do IPhone que imita o som da vuvuzela, no entanto, já teve mais de um milhão de downloads. A ferramenta foi criada por dois holandeses.
Ironicamente, o técnico da seleção laranja, Bert van Marwijk, proibiu o instrumento nos treinos da equipe, enquanto o atacante Robin van Persie culpou as vuvuzelas por não conseguir ouvir o apito do árbitro na partida contra a Dinamarca (vitória da Holanda por 2 a 0).
O aplicativo já havia sido baixado algumas milhares de vezes desde o seu lançamento, há cerca de oito meses, por Jeroen Retrae e Lyan van Furth. Depois do início da Copa, entretanto, o número de downloads explodiu, principalmente no Reino Unido, Alemanha e França.
O iVuvuzela, como foi nomeado, pode produzir um som de aproximadamente 90 decibéis, enquanto as originais chegam a mais de 130.
Copa 2010 no celular
Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772
- Redação Terra




Assista agora »
Assista agora »
