PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Com futebol envolvente, Paraguai bate Eslováquia e encaminha vaga

20 jun 2010 - 10h21
(atualizado às 16h32)
Compartilhar

Em jogo fundamental para encaminhar os classificados no Grupo F, Paraguai mostrou um futebol ofensivo e convincente, encaminhando sua passagem às oitavas com uma vitória de 2 a 0 sobre a Eslováquia. O duelo foi realizado no Free Stade Stadium, em Bloemfontein.

» Veja fotos de Eslováquia x Paraguai

» Dê a sua nota para os jogadores de Eslováquia e Paraguai

Com quatro pontos em dois jogos, Paraguai encerrará sua participação na primeira fase da Copa enfrentando a frágil Nova Zelândia, o que lhe permite vislumbrar sete pontos e até a primeira posição da chave. Com apenas um ponto, a Eslováquia precisará de um grande resultado contra a Itália, na última partida, para projetar uma classificação que até aqui parece ser improvável.

A vitória sobre os eslovacos foi construída de forma muito convincente pelos paraguaios, que controlaram as ações durante os 90 minutos, tiveram momentos de jogo muito ofensivo e venceram com gols dos meias Vera e Riveros.

O jogo

Estratégia comum a muitos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, a formação com três homens de frente foi repetida por Gerardo Martino para enfrentar a Eslováquia. Em más condições físicas, Aureliano Torres deu lugar ao experiente Roque Santa Cruz, o segundo maior artilheiro da história da seleção paraguaia com 21 gols. A escalação ofensiva se refletiu em campo na etapa inicial em Bloemfontein.

A Eslováquia foi amplamente dominada, com a marcação paraguaia sempre atuante, roubando a bola e criando oportunidades. Já no início, Barrios assustou ao passar de calcanhar e receber de volta para finalizar por cima do gol de Mucha.

Riveros e Santa Cruz também assustaram em boas conclusões e na metade da primeira etapa o gol paraguaio já seria considerado justo. Pois aconteceu aos 27min: bola rebatida na frente sobrou para Lucas Barrios, que viu o deslocamento de Vera até a grande área e colocou na medida para o meia tirar o zero do placar.

A Eslováquia praticamente não assustou e foi bastante prejudicada pela má atuação de um ainda apagado Hamsik. Desarticulada, só conseguiu chegar à meta de Villar com um escanteio. Em bola respingada, Salata finalizou sem sucesso.

Na volta do intervalo, Paraguai adotou uma postura mais segura, sem tanta marcação à frente e optando sempre por deixar a bola com o adversário e tentar encontrar um lance pelo qual pudesse matar o jogo. Mesmo com os paraguaios assim, a Eslováquia seguiu com dificuldade de articular uma só jogada mais aguda.

Com esse panorama morno, a chance de gol mais clara na etapa final ainda foi dos paraguaios, em boa trama pela esquerda. Santa Cruz foi até a linha de fundo e deixou Vera livre para usar a cabeça e quase marcar, mas a bola passou a centímetros da meta eslovaca.

Já perto do fim, Paraguai ainda conseguiu o segundo gol. Depois de bola aérea, Paulo da Silva recuperou e ajeitou para Riveros, que chutou no cantinho, sem chances para a Eslováquia.

A definição do Grupo F ficará para a próxima quinta-feira: às 11hrs (de Brasília), o Paraguai pega a Nova Zelândia em Polokwane, enquanto a Eslováquia tenta a sorte contra a Itália em Johannesburgo.

FICHA TÉCNICA

Eslováquia 0 x 2 Paraguai

Gols
Paraguai: Vera, aos 27min do 1º tempo e Riveros aos do 41min do 2º tempo

Ponto Forte da Eslováquia
Nenhum

Ponto Forte do Paraguai
Esquema ofensivo e ao mesmo tempo seguro na defesa

Ponto Fraco da Eslováquia
Pouca inspiração na frente

Ponto Fraco do Paraguai
Alternâncias no segundo tempo

Personagem do jogo
Vera, que marcou gol em lindo deslocamento do meio até a grande área

Esquema Tático da Eslováquia
4-1-3-2
Mucha; Pekarik, Skrtel, Salata (Stoch) e Durica; Strba; Weiss, Hamsik e Kozak; Sestak (Holosko) e Vittek

Técnico: Vladimir Weiss

Esquema Tático do Paraguai
4-3-3
Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguez; Vera (Barreto), Victor Cáceres e Riveros; Barrios (Cardozo), Haedo Valdéz (Aureliano Torres) e Santa Cruz
Técnico: Gerardo Martino

Cartões amarelos
Eslováquia: Durica, Weiss e Sestak

Paraguai: Vera

Árbitro

Eddy Maillet (Seychelles)

Local
Free State Stadium, em Bloemfontein

Eslováquia 0 x 2 Paraguai: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade