PUBLICIDADE

Copa do Mundo

ABI chama Dunga de "despreparado" e critica ofensa a jornalista

22 jun 2010 - 00h26
Compartilhar

O entrevero entre o técnico Dunga e o repórter da TV Globo, Alex Escobar, repercutiu também na Associação Brasileira de Imprensa. Como não poderia ser diferente, o órgão que representa os jornalistas ficou contra o técnico da Seleção Brasileira após as ofensas emitidas durante a entrevista que concedeu momentos depois da vitória por 3 a 1 sobre Costa do Marfim neste domingo.

No dia seguinte à polêmica, a entidade decidiu prestar solidariedade ao jornalista e enviou manifestação ao diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger. No comunicado oficial, diz que Escobar foi agredido pelo treinador, que mostrou "despreparo" no contato com profissionais da mídia e acusa Dunga de desrespeitar as "práticas democráticas em vigor no País".

A ABI vai além nas críticas e afirma: "o Senhor Dunga deu prova, por insuficiência cultural, de que não compreende que os jornalistas desempenham uma relevante função pública e buscam informações não para uso próprio ou das empresas para as quais trabalham, mas sim para atender às necessidades do conjunto da sociedade".

No último domingo, ao falar sobre os dois gols marcados por Luís Fabiano contra os africanos e o fim de um longo jejum do atacante, o treinador do time verde e amarelo afirmou que alguns membros pediram antes a saída do camisa 9 da equipe titular e se irritou ao ver o jornalista balançar a cabeça enquanto falava no celular.

O técnico então interpelou diretamente Escobar, perguntando se havia "algum problema" com ele. Depois, pronunciou alguns xingamentos que vazaram no áudio da sala de imprensa. No mesmo dia, Tadeu Schmidt - que era o interlocutor de Escobar no celular na ocasião - foi ao ar para manifestar repúdio à atitude de Dunga. Entre outras coisas, o apresentador do Fantástico disse que o comportamento do treinador "não é compatível" com o cargo ocupado por ele.

Veja o que a entidade divulgou sobre o caso:

A Associação Brasileira de Imprensa expressa à Rede Globo de Televisão e ao jornalista Alex Escobar sua solidariedade diante das agressões de que foram alvo por parte do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, o qual mais uma vez revelou despreparo para o contato com profissionais de comunicação e demonstrou que não está afeiçoado às práticas democráticas em vigor no País desde a promulgação da Constituição de 1988. Assim agindo, o Senhor Dunga deu prova, por insuficiência cultural, de que não compreende que os jornalistas desempenham uma relevante função pública e buscam informações não para uso próprio ou das empresas para as quais trabalham, mas sim para atender às necessidades do conjunto da sociedade.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Dunga reclama durante jogo do Brasil
Dunga reclama durante jogo do Brasil
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade