PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Com mistão, Argentina bate Grécia e reencontra México

22 jun 2010 - 17h20
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Polokwane

Com a primeira posição do Grupo B praticamente assegurada, a Argentina entrou em campo com um time misto e sofreu para superar a retranca da Grécia nesta terça-feira, em Polokwane. Apesar de terem dominado o jogo, os comandados de Diego Maradona só fizeram 2 a 0 com gols no fim do segundo tempo, marcados por Demichelis e Palermo. O resultado confirmou a equipe na liderança da chave, com 100% de aproveitamento; os gregos, que buscaram o empate durante toda a partida, acabaram eliminados.

» Veja fotos de Grécia x Argentina

» Assista aos gols 3D de Grécia x Argentina

» Dê a sua nota para os jogadores de Grécia x Argentina

Nas oitavas de final da Copa do Mundo, a Argentina terá o mesmo adversário que teve em 2006: o México, que ficou com a segunda colocação do Grupo A. A outra vaga do Grupo B ficou com a Coreia do Sul, que empatou com a Nigéria por 2 a 2 e vai enfrentar o Uruguai na próxima fase.

Maradona fez várias trocas na equipe titular, poupando jogadores como Higuaín, Tevez e Mascherano. Messi, porém, começou jogando e recebeu a braçadeira de capitão. Do lado grego, o técnico Otto Rehhagel escalou um time ainda mais retrancado que o normal, com três zagueiros e cinco marcadores no meio, auxiliados pelo capitão Karagounis. Apenas Samaras ficava à frente.

Os primeiros minutos tiveram o cenário esperado: domínio argentino e Grécia retraída no campo de defesa, marcando com nove homens atrás da linha da bola. A primeira chegada de perigo nasceu de uma jogada individual de Agüero. Aos 17min, o atacante escapou pelo meio, invadiu a área e bateu de esquerda para boa defesa do goleiro Tzorvas. No minuto seguinte, Verón arriscou de longe e o camisa 12 espalmou para escanteio.

Sem nenhum poder ofensivo, o time europeu se limitava a defender, com o claro objetivo de segurar o empate. Aos 24min, Verón bateu forte para o meio da área e Bolatti tentou completar de letra, mas errou o tempo da bola. A Grécia insistia em bolas longas para Samaras quando conseguia ficar com a bola; aos 29min, o atacante quase alcançou um ótimo lançamento de Karagounis.

A pressão argentina aumentava, mas os gregos se seguravam. Com 31min, Milito bateu cruzado da direita, a bola atravessou a área e chegou a Agüero. O atacante tentou bater de primeira, mas foi travado na hora do chute.

Messi tentava jogadas individuais, mas recebia uma dura marcação individual de Papastathopoulos. O muro de jogadores gregos à frente da área só foi furado novamente aos 45min, quando Maxi Rodríguez conseguiu dominar cruzamento na área e viu seu chute ser brilhantemente defendido por Tzorvas. O primeiro tempo acabou com 65% de posse de bola argentina e zero chute a gol da Grécia.

Único jogador criativo do time, Karagounis foi substituído no intervalo pelo lateral esquerdo Spiropoulos, deixando Samaras ainda mais isolado na frente. E o atacante quase abriu o placar aos 2min: ele recebeu lançamento longo da defesa, dominou bem, passou por Demichelis e teve o chute travado; na sobra, com o goleiro Romero batido, chutou cruzado para fora.

A Grécia voltou a ter um meia ofensivo aos 9min com a entrada do garoto Ninis, mas seguiu apostando em lançamentos para o solitário Samaras. Com Messi pouco inspirado, a Argentina não conseguia furar a superlotada defesa adversária. Aos 11min, Clemente Rodríguez arriscou de longe, mas mandou para fora.

Samaras voltou a ter chance de finalizar aos 14min, após brigar com os zagueiros na entrada da área, mas bateu muito longe da meta. Destaque do jogo, Tzorvas voltou a brilhar aos 23min, defendendo chute à queima-roupa de Demichelis sem dar rebote. O zagueiro argentino, porém, superou o goleiro grego aos 32min: após cobrança de escanteio, ele cabeceou em cima de Milito e aproveitou a sobra do lance para estufar as redes.

Eleito o melhor em campo pela Fifa, Messi quase fez seu primeiro gol na Copa aos 40min, após driblar dois adversários na entrada da área e soltar a bomba. Porém, o chute acertou caprichosamente a trave. Três minutos depois, o camisa 10 novamente fez jogada individual e bateu; Tzorvas espalmou e, no rebote, o veterano Palermo conferiu para as redes, em sua estreia em Copas do Mundo.

FICHA TÉCNICA

Grécia 0 x 2 Argentina

Gols
Argentina: Demichelis, aos 32min, e Palermo, aos 43min do 2º tempo

Ponto Forte da Grécia
Marcação pesada, usando muitos jogadores para fechar os espaços à frente da área, e atuação do goleiro Tzorvas

Ponto Forte da Argentina
Domínio completo da posse de bola e boa movimentação dos jogadores de frente

Ponto Fraco da Grécia
Ausência de força ofensiva, com Samaras brigando sozinho contra toda a defesa adversária

Ponto Fraco da Argentina
Defesa desatenta em alguns momentos, tirando o técnico Maradona do sério

Personagem do jogo
Palermo, que saiu do banco e marcou seu primeiro gol em Mundiais aos 36 anos

Lance polêmico

Milito teve a camisa puxada dentro da área aos 20min do segundo tempo, mas o pênalti não foi marcado

Lances bizarros
- Aos 28min, Ninis partiu sozinho para puxar contra-ataque grego e pisou sozinho na bola
- No lance seguinte, o goleiro Tzorvas e o zagueiro Moras tentaram chutar a bola ao mesmo tempo e acabaram cedendo escanteio de graça

Esquema Tático da Grécia
3-5-1-1
Tzorvas; Papadopoulos, Moras e Kyrgiakos; Vyntra, Katsouranis (Ninis), Papastathopoulos, Tziolis e Torosidis (Patsatzoglou); Karagounis (Spiropoulos); Samaras. Técnico: Otto Rehhagel

Esquema Tático da Argentina
4-3-3
Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Clemente Rodríguez; Bolatti, Verón e Maxi Rodríguez (Di María); Agüero (Pastore), Messi e Milito (Palermo). Técnico: Diego Maradona

Cartões amarelos
Grécia: Katsouranis

Argentina: Bolatti

Árbitro

Ravshan Irmatov (UZB)

Local
Estádio Peter Mokaba, Polokwane

Grécia 0 x 2 Argentina: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade