Copa 2010

Contagem regressiva
- - ---
agora na África do Sul
-
 
 

Esportes » Futebol » Competições » Competições

 Costa do Marfim faz 3 na Coreia do Norte, mas dá adeus
25 de junho de 2010 12h51 atualizado às 16h32

Promovido ao time titular, meio-campista Romaric marcou o segundo gol da partida. Foto: Reuters

Promovido ao time titular, meio-campista Romaric marcou o segundo gol da partida
Foto: Reuters

A vitória da Costa do Marfim nesta sexta-feira não serviu para classificá-la às oitavas de final da Copa do Mundo. Com um grande início de partida no Estádio Mbombela Stadium, Nelspruit, a equipe até sonhou com uma goleada história sobre a Coreia do Norte, mas parou no placar de 3 a 0.

» Veja fotos de Coreia do Norte x Costa do Marfim
» Assista aos gols 3D de Coreia do Norte x Costa do Marfim
» Dê a sua nota para os jogadores de Portugal x Coreia do Norte

Na realidade, nem a chuva de gols que se desenhou depois que Yaya Touré e Koffi Romaric abriram 2 a 0 com 20 minutos de jogo colocaria os marfinenses na próxima fase. Isso porque o empate por 0 a 0 entre Brasil e Portugal, que no mesmo horário se enfrentavam em Durban, já eliminaria os africanos de qualquer forma.

No segundo tempo, a Costa do Marfim diminuiu o ritmo e só balançou as redes com o substituto Salomon Kalou. Ao final, a equipe ainda se livrou de sofrer um gol de Tae Se e teve dois gols bem anulados - ambos por impedimento.

Em sua segunda Copa do Mundo, os marfinenses em um grupo forte como na de 2006, na Alemanha (quando era acompanhada por Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro) e novamente caíram na primeira fase. Desta vez, porém, colecionaram um ponto a mais, graças ao empate sem gols com Portugal.

Já a Coreia do Norte, uma das grandes zebras da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, onde bateu a Itália e só parou nas quartas de final, ficou longe de repetir o desempenho em 2010. Na África do Sul, a seleção asiática até esboçou uma surpresa ao complicar a vida do Brasil na estreia, mas seu sistema defensivo não resistiu e terminou a competição com 12 gols sofridos - apenas um, sobre o goleiro Júlio César, foi marcado.

O jogo

Em busca de uma goleada histórica que poderia colocar sua equipe nas oitavas de final da Copa do Mundo, o técnico Sven-Göran Eriksson mudou bastante o time em relação àquele que perdeu por 3 a 1 para o Brasil no último domingo.

O sueco escalou dois laterais mais ofensivos (Boka pela esquerda e Eboué, que vinha jogando como volante, pela direita), e ainda promoveu as entradas do meio-campista Romaric e dos atacantes Gervinho e Keita para fazer companhia a Drogba, barrando o antes intocável Kalou, do Chelsea. Na Coreia do Norte, entraram os 11 jogadores que perderam por 7 a 0 para Portugal, ainda em um defensivo esquema de 5-4-1.

Precisando de um "caminhão" de gols para se classificar às oitavas de final, a Costa do Marfim rapidamente partiu ao ataque. Logo no primeiro minuto de partida, Keita e Romaric, duas novidades como titular, fizeram boa jogada; o segundo tocou para o primeiro, que entrou livre na área e exigiu boa defesa do goleiro Myong Guk.

Aos 10min, os africanos assustaram novamente e desta vez o arqueiro falhou, deixando passar um cruzamento rasteiro de Gervinho; a bola, vindo da esquerda, atravessou toda a pequena área, mas Kwang Chon afastou o perigo.

De tanto insistir, a Costa do Marfim marcaria um minuto depois, quando Drogba aproveitou com primazia um cruzamento de Keita. Porém, o gol foi bem anulado por impedimento. Aos 14min, o gol valeu: Boka fez boa jogada pela esquerda e serviu para Yaya Touré; quase em cima da linha da da grande área, o volante dominou a bola e chutou com categoria, no canto esquerdo do goleiro.

Passados três minutos, a blitz marfinense continuou e a vantagem poderia ter sido aumentada. Contudo, o chute de Romaric, vindo de fora da área, bateu na trave direita de Myong Guk e não entrou.

Aos 18min, a Coreia do Norte enfim completou seu primeiro arremate na partida. Ele só poderia vir em uma cobrança de falta, batida por Hong Yong Jo por sobre a baliza.

No lance seguinte, a seleção tomou mais um gol. Novamente bem, Boka cruzou na medida para Drogba, que dominou com categoria, girou o corpo para cima da marcação e fuzilou de perna esquerda, acertando o travessão; no rebote, Romaric estava livre na entrada da pequena área e cabeceou para as redes vazias.

Aos 23min, os norte-coreanos tentaram uma resposta de novo por meio de uma falta. Desta vez Yong Jo bateu muito bem; a bola passou raspando à trave direita de Barry, que, parado, só observou.

Depois de uma sequência de chutes à longa distância, a Costa do Marfim voltou a invadir a área rival aos 31min, quando Keita recebeu um cruzamento de Eboué com liberdade e tentou um lindo sem pulo, mas o chute saiu descalibrado, por sobre o gol.

A grande chance de fazer o terceiro gol viria mesmo aos 37min. Gervinho, sozinho na grande área, utilizou o bico da chuteira para chutar, com a bola passando muito perto da trave direita.

Na volta ao intervalo, os marfinenses poderiam ter ampliado o marcador já aos 4min. Kolo Touré se viu livre próximo à pequena área após cruzamento da esquerda, mas finalizou com a coxa, facilitando a defesa do goleiro.

Sempre pelos flancos, a Costa do Marfim ameaçou de novo dois minutos depois. Em um belíssimo lance, o lateral direito Eboué chegou à linha de fundo, passou pela marcação e chutou para o centro da área; a zaga conseguiu desviar. No contra-ataque, o isolado atacante Tae Se enfim participou da partida, chutando da entrada da área para uma defesa segura de Barry.

Aos 10min, Drogba também teve sua oportunidade. Após escanteio, a bola sobrou para o atacante, que perto da marca do pênalti cabeceou, mas foi atrapalhado pelo zagueiro e não conseguiu direcionar a bola para a baliza. Seis minutos depois, um levantamento longo encontrou a cabeça do jogador do Chelsea, que se antecipou ao goleiro, mas só conseguiu tocar de leve na bola.

Apesar dessas chances, o time africano não conseguia mais envolver a defesa asiática como no primeiro tempo. Por causa disso, Eriksson trocou dois de seus atacantes: Gervinho por Dindane e Keita por Kalou.

Em sua primeira participação na partida, Kalou quase marcou. O companheiro de Drogba no Chelsea recebeu foi acionado aos 26min por Yaya Touré, mas, na entrada da área, seu chute saiu fraco, facilmente controlado por Myong Guk.

Destaque no primeiro tempo, Boka voltou a aparecer um minuto depois. Ele avançou bem pela ponta esquerda e tocou para Kalou. Frente a frente com o goleiro, o atacante isolou a bola por cima das traves.

Saindo mais ao ataque, o técnico Kim Jong Hun colocou em campo Kum Chol na vaga de Mun In Guk. O substituto encontrou liberdade aos 33min. Entretanto, finalizou sem muita força da entrada da área.

Melhor norte-coreano em campo, Hong Jo realizou um lançamento primoroso aos 35min para Tae Se. O atacante, conhecido como "Rooney asiático", finalizou duas vezes, mas foi frustrado primeiro pelo goleiro e depois pela zaga.

Um minuto depois, a maior agressividade da equipe a fez levar mais um gol no contragolpe, sendo que Boka de novo justificou sua vaga de titular. Mesmo da intermediária, o lateral esquerdo encontrou um cruzamento na medida para Kalou, que com um toque de primeira só desviou do alcance do goleiro, que saia desesperadamente para fazer o corte.

FICHA TÉCNICA

Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim

Gols
Costa do Marfim: Keita, aos 14min do primeiro tempo; Romaric, aos 20min do primeiro tempo; Kalou, aos 36min do segundo tempo

Ponto Forte da Coreia do Norte
Atuação de Hong Yong Jo, que quase marcou em uma cobrança de falta aos 23min do primeiro tempo e deu lindo lançamento para Tae Se aos 35min do segundo; o atacante, no entanto, perdeu o gol

Ponto Forte da Costa do Marfim
Blitz no primeiro tempo, em que o time terminou com dez chutes na direção do gol norte-coreano. Com 20 minutos de partida, criou cinco chances claras para marcar

Ponto Fraco da Coreia do Norte
Desatenção da defesa, que poderia ter sofrido bem mais que os três gols

Ponto Fraco da Costa do Marfim
Falta de ímpeto no segundo tempo, quando a equipe ficou até ameaçada de sofrer um gol

Personagem do jogo
Lateral esquerdo Arthur Boka, que participou pela primeira vez do Mundial e deu duas assistências, para os gols de Yaya Touré e Kalou

Esquema Tático da Coreia do Norte
5-4-1
Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok, Pak Chol Jin, Ri Jun Il, Ji Yun Nam e Ri Kwang Chon; Mun In Guk (Kum Chol), An Yong Hak, Pak Nam Chol e Hong Yong Jo; Jong Tae Se
Técnico: Kim Jong Hun

Esquema Tático da Costa do Marfim
4-3-3
Barry; Eboué, Kolo Touré, Zokora e Boka; Romaric (Doumbia), Yaya Touré e Tioté; Gervinho, Drogba e Keita (Kalou).
Técnico: Sven-Göran Eriksson

Árbitro
Alberto Undiano (Espanha)

Local
Mbombela Stadium, Nelspruit

Redação Terra

Marfinenses enfiam 3 a 0 nos norte-coreanos, mas estão eliminados da Copa do Mundo

  1. Romaric comemora o segundo gol da Costa do Marfim contra a Coreia do Norte. Marfinenses foram bem contra os norte-coreanos, mas deram adeus à Copa do Mundo da África do Sul, em vitória por 3 a 0

    Reuters
    Foto: Reuters

  2. Após cobrança de falta para a área norte-coreana Kalou desvia, e Doumbia, em posição irregular, empurra para o fundo das redes

    Foto: AP

  3. Doumbia e Dindane foram para o lance, mas foi o camisa 7 marfinense que conseguiu fazer o chute. O árbitro assistente, corretamente, assinalou impedimento no lance

    Foto: AP

  4. Jogadores norte-coreanos reclamaram de impedimento enquanto os marfinenses ainda comemoravam. A decisão do árbitro assistente foi correta

    AFP
    Foto: AFP

  5. Após cruzamento de Boka, pela esquerda, Kalou se antecipou ao goleiro Ri Myong Guk e deu números finais ao placar da partida, 3 a 0 para Costa do Marfim. Jogadores norte-coreanos reclamaram de impedimento, mas o atacante marfinense estava em condição legal na hora do passe

    Foto: AP

  6. Kalou marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo. Dindane cumprimenta o atacante pela jogada

    Foto: AP

  7. Após marcar Kalou correu para o banco de reservas e comemorou com muita dança ao lado de Gervinho. A costa do Marfim ficou em terceiro lugar do Grupo G se despede da Copa do Mundo com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota

    AFP
    Foto: AFP

  8. Passos coreografados e muita festa na comemoração do terceiro gol marfinense na partida

    Foto: AP

  9. Atacante norte-corenao, Jong Tae Se, perde ótima chance em um dos raros ataques de sua equipe. Kolo Touré foi bem no lance e conseguiu cortar o chute

    Foto: AP

  10. Drogba teve muito trabalho para se desmarcar dos defensores norte-coreanos. Jogador fez 1 gol nesta Copa, justamente contra a Seleção Brasileira

    Reuters
    Foto: Reuters

  11. Sempre perigoso na área, Drogba tenta cabecear para o gol norte-coreano. Desta vez o atacante não teve êxito no lance

    Reuters
    Foto: Reuters

  12. O volante marfinense, Tioté, tenta se desvencilhar da marcação de Jong Hyok

    Foto: AP

  13. Kalou entrou no lugar de Keita no segundo tempo e logo arriscou chute na entrada da área

    AFP
    Foto: AFP

  14. Drogba reclama com o trio de arbitragem no termino do primeiro tempo

    Foto: AP

  15. Após forte chute de Drogba no travessão, a bola sobrou na pequena área para o oportunismo do meia marfinense, Romaric, cabecear para o fundo das redes norte-coreanas

    Reuters
    Foto: Reuters

  16. Romaric foi mais rápido que a defesa norte-coreana e pegou a sobra para marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo, o segundo da Costa do Marfim na partida

    Reuters
    Foto: Reuters

  17. O capitão e camisa 10 da Coreia do Norte, Hong Yong Jo, cobra falta contra a meta marfinense

    Reuters
    Foto: Reuters

  18. Yaya Touré corre para comemorar gol que abriu o placar no Estádio Mbombela, em Nelspruit. Foi o primeiro gol do jogador no Mundial

    AFP
    Foto: AFP

  19. Após boa jogada de Boka, pela esquerda do ataque marfinense, Yaya Touré recebeu na entrada da área, puxou para a perna direita e chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Ri Myong Guk: 1 a 0 para Costa do Marfim

    AFP
    Foto: AFP

  20. O goleiro norte-coreano, Ri Myong Guk, se esticou todo, mas não alcançou a Jabulani que "morreu" no cantinho de seu gol

    Reuters
    Foto: Reuters

  21. Jogadores marfinenses correram para abraçar seu companheiro no primeiro gol do jogo

    Foto: AP

  22. A Jabulani dificultou a defesa do goleiro norte-coreano

    Foto: AP

  23. Drogba chegou a marcar de cabeça, mas o árbitro assistente assinalou impedimento no lance

    Foto: AP

  24. Atacante marfinense reclama com a decisão da arbitragem que, correntamente, marcou impedimento no lance

    AFP
    Foto: AFP

  25. Keita arma ataque marfinenses e toca bola para Yaya Touré. O norte-coreano Nam Chol aperta a marcação

    AFP
    Foto: AFP

  26. O lateral direito marfinense, Eboué, tenta sair da marcação do veloz Nam Chol

    AFP
    Foto: AFP

/futebol/copa/2010/foto/0,,00.html