PUBLICIDADE

Terra na Copa

Jornal romeno compara Van Gaal a Hitler e cria polêmica na Alemanha

17 out 2012 - 12h12
(atualizado às 12h13)
Compartilhar

Uma comparação feita pelo jornal romeno Pro Sports criou polêmica na Alemanha. Antes da partida entre Romênia e Holanda, pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo, o diário comparou o técnico holandês, Louis Van Gaal, ao austríaco Adolf Hitler, líder do partido nazista que liderou a Alemanha na Segunda Guerra Mundial - ele cometeu suicídio em 1945, em meio à perda da guerra.

» Qual estádio em construção ou reforma será o mais bonito? Vote

» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas

Fazendo um trocadilho entre os dois sobrenomes, o Pro Sports utilizou a manchete "Van Hitler", justificando que "os meios de comunicação holandeses" veem o treinador "como um personagem egocêntrico, arrogante e difícil".

"Van Gaal é um dos personagens mais pitorescos do futebol europeu", comentou o diário. "Ele já venceu a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa e o Campeonato Alemão e Espanhol, mas foi muitas vezes comparado com figuras grotescas da história, como Hitler".

O holandês, 61 anos, dirigiu Ajax, Barcelona, AZ Alkmaar, Bayern de Munique e retornou neste ano ao comando da Holanda, com a qual fracassou na tentativa de classificação à Copa do Mundo de 2002.

Nesta terça-feira, a seleção laranja venceu a Romênia por 4 a 1 fora de casa, no Estádio Nacional de Bucareste. Passadas quatro rodadas das Eliminatórias Europeias para o Mundial de 2014, a Holanda lidera o Grupo D com 12 pontos, contra nove de Hungria e Romênia.

A manchete do jornal romeno criou polêmica na Alemanha. Nesta quarta-feira, o site do diário Die Welt, com sede em Berlim, escreve que a comparação foi de "mau gosto" e "não corresponde à realidade".

"O estilo autoritário de Van Gaal se desmoronou em mais que o apelido de 'General'", aponta o periódico alemão, citando o apelido do treinador. "O descarrilamento do jornal romeno é incomparável", completa.

Segundo o jornal, o treinador não quis comentar o assunto após a vitória em Bucareste. A KNVB (Federação Holandesa de Futebol), de qualquer forma, estuda entrar com um processo judicial contra o Pro Sports.

Diretor da entidade, Bert van Oostveen lembrou, de acordo com a publicação holandesa Parool, que a Fifa e a Uefa têm um programa de fair play e disse que conversará com advogados para saber quais medidas podem ser tomadas.

Segundo a KNVB, a comparação entre Van Gaal e Hitler não é recorrente na imprensa holandesa, ao contrário do que apontou o Pro Sport. A analogia teria sido feita apenas uma vez por um jornal holandês que depois foi obrigado a "corrigir" o texto.

Antes de jogo, jornal romeno Pro Sport comparou "egocêntrico" técnico da Holanda, Van Gaal, a Hitler
Antes de jogo, jornal romeno Pro Sport comparou "egocêntrico" técnico da Holanda, Van Gaal, a Hitler
Foto: Die Welt / Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade