PUBLICIDADE

Terra na Copa

Ministro quer definição rápida sobre estádios da Copa de 2014

8 jul 2010 - 19h37
(atualizado às 20h47)
Compartilhar

O fim da Copa do Mundo da África do Sul servirá como prazo final para definição dos estádios que serão usados no Mundial do Brasil, em 2014. Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniões marcadas para primeiras semanas depois do final do torneio serão decisivas, principalmente, para São Paulo e Curitiba.

Orlando Silva quer definição logo após o fim da Copa
Orlando Silva quer definição logo após o fim da Copa
Foto: Agência Brasil

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Johannesburgo, Silva disse que a situação dos estádios das duas cidades é o que mais preocupa o governo. Após deixar a cerimônia de apresentação oficial da logomarca da Copa do Mundo do Brasil, ele disse que decisões precisam ser tomadas urgentemente para que o custo das obras não aumente.

"A cada dia que perdermos, aumenta o risco de acréscimo no custo das obras. Eu espero que tudo seja definido logo depois da Copa da África do Sul", disse o ministro.

Segundo Orlando Silva, a Arena da Baixada continua sendo a primeira opção de estádio de Curitiba para a Copa. Ele afirmou que o governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba estão discutindo junto com o Clube Atlético Paranaense, dono do estádio, uma forma de financiar as adequações exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Já sobre São Paulo, o ministro disse que ainda acredita na viabilidade do Morumbi. Apesar da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa já terem anunciado a exclusão do estádio do Mundial, Silva disse que novas conversar podem reverter a decisão.

"Minha convicção é que chegaremos, Fifa, COL e governos federal e estadual e prefeitura, a um ponto de equilíbrio. Conversei com o prefeito Gilberto Kassab e, depois da Copa, nós teremos uma reunião para definir isso", afirmou o ministro.

Também presente à cerimônia, Kassab disse que o encontro deve ser realizado no próximo dia 19 ou 20. O prefeito também acredita na reavaliação da decisão sobre o Estádio do Morumbi. Porém, afirmou que a cidade de São Paulo tem alternativas: "O Morumbi é nossa primeira opção, mas temos o Pacaembu e o estádio que o Palmeiras está construindo".

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade