PUBLICIDADE

Terra na Copa

CBF fechará o Maracanã a partir do 2º turno do Brasileiro

26 ago 2010 - 19h42
(atualizado às 20h05)
Compartilhar

A partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Fluminense deverão procurar outro local para mandar suas partidas como mandantes. Na noite desta quinta-feira a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) afirmaram que o estádio Mário Filho, o Maracanã, será fechado a partir do dia 8 de setembro, data que marca a 20ª rodada, primeira da segunda metade da Série A.

A princípio, apenas o anel inferior do estádio seria fechado para a reforma. No entanto, após análise das duas entidades, ficou decidido o encerramento das atividades do maior estádio do Brasil em virtude da reforma para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a CBF, a decisão foi motivada para "preservar a segurança e o conforto dos torcedores" para o restante do campeonato.

Mesmo prejudicando diretamente Flamengo, defensor do título da Série A, e Fluminense, atual líder do torneio, a entidade máxima do futebol nacional garantiu que o fechamento servirá para manter a igualdade de condições entre todos os candidatos à disputa pela conquista do Brasileirão de 2010, respeitando o Estatuto do Torcedor, que seria desacordado com a capacidade reduzida do estádio.

Em virtude da excelente campanha do Fluminense, que soma 36 pontos e possui uma vantagem de cinco em relação ao vice-líder do Corinthians, a CBF e a Federação do Estado do Rio de Janeiro justificou a decisão com a possibilidade de o risco de o estádio não receber a alta demanda de torcedores buscando lugares para os jogos do time de Muricy Ramalho.

A equipe das Laranjeiras, por sua vez, será a última a atuar no Maracanã até a conclusão da reforma. No dia 8, o primeiro colocado na tabela do Brasileiro recebe o Ceará. O Flamengo se despede três dias antes, contra o Santos, no último confronto das duas equipes pelo turno de abertura da Série A.

Confira a seguir o comunicado da CBF na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), conscientes de suas responsabilidades sociais, vêm a público informar que o Estádio Mário Filho - Maracanã deixará de receber os jogos do Campeonato Brasileiro a partir do dia 8 de setembro, quando se inicia a etapa do returno da competição.

Trata-se de decisão motivada estritamente por motivos técnicos, visando a preservar a segurança e o conforto dos torcedores.

Reconhecemos os esforços e a colaboração do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da SUDERJ no sentido de assegurar a utilização do Maracanã pelos clubes cariocas, mesmo com a imprescindível implantação de obras destinadas a torná-lo apto a receber os eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014, com observância do estrito cronograma estabelecido pela FIFA.

Esta deliberação tem por escopo, também, manter a igualdade de condições entre os clubes participantes do Campeonato, que poderiam ser prejudicados caso a interdição do uso do estádio ocorresse em meio do returno do Campeonato.

Parece-nos claro, no entanto, que a forçosa diminuição da capacidade do estádio, numa fase do Campeonato que habitualmente desperta maior interesse do público, poderia levar a uma situação crítica, pela falta de ingressos que satisfizessem o natural aumento da demanda.

Assim agindo, procuramos propiciar cumprimento do comando do art. 14 e seu parágrafo, do Estatuto de Defesa do Torcedor, impossível de ser atendido com a inevitável redução da lotação do estádio.

Contamos com a compreensão do público

Obras no Maracanã já tiveram início
Obras no Maracanã já tiveram início
Foto: EFE
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade