PUBLICIDADE

Terra na Copa

Mano fala ao vivo e com exclusividade ao Terra; mande sua pergunta

25 out 2010 - 16h17
(atualizado em 28/10/2010 às 23h16)
Compartilhar

Blogueiro do Terra na Copa do Mundo 2010, o técnico Mano Menezes reencontra os internautas para uma entrevista exclusiva no estúdio do Portal, nesta terça-feira, às 10h, com apresentação de Marcelo do Ó e participação do jornalista Bob Fernandes. O treinador da Seleção Brasileira responderá perguntas enviadas pelos torcedores por email e via Twitter pelo @futebolterra.

Envie uma pergunta para Mano Menezes

Mano, 48 anos, foi o escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para fazer a reformulação na Seleção após a frustrante campanha da equipe comandada pelo antecessor Dunga na África do Sul.

Na ocasião, o Brasil fez uma campanha apática e caiu nas quartas de final ao perder para a Holanda, por 2 a 1, de virada, pelas quartas de final.

De acordo com o presidente Ricardo Teixeira, a missão do novo treinador é de reformular a Seleção e dar chance a revelações que terão idade para jogar o torneio olímpico de futebol em Londres 2012 e a Copa de 2014, no Brasil.

A estreia de Mano Menezes na Seleção aconteceu no dia 10 de agosto, em Nova Jersey. Com uma equipe reformulada, o Brasil bateu os Estados Unidos por 2 a 0, gols de Neymar e Alexandre Pato.

O segundo duelo foi em 7 de outubro, em Abu Dhabi. Daniel Alves, Alexandre Pato e Nilmar balançaram a rede no triunfo por 3 a 0 sobre o Irã.

O último amistoso foi em 11 de outubro, em Derby. Diante da seleção ucraniana, a equipe brasileira voltou a apresentar um futebol consistente e venceu por 2 a 0, gols de Alexandre Pato e Daniel Alves.

Ainda nesta semana, Mano Menezes irá convocar os jogadores para o clássico diante da Argentina, marcado para 17 de novembro, em Doha.

Quem é Mano Menezes?

Nascido em Passo de Sobrado, no interior gaúcho, em 11 de junho de 1962, Mano Menezes foi um zagueiro de técnica modesta atuando por times pequenos do Rio Grande do Sul.

O treinador se formou em educação física e teve a sua primeira oportunidade pelo Guarani de Venâncio Aires, conquistando o Campeonato Gaúcho de 2002, que não contou na época com Inter e Grêmio.

Em 2005, o treinador se destacou nacionalmente ao levar o XV de Campo Bom às semifinais da Copa do Brasil. Com a excelente campanha, ele foi chamado para tirar o Grêmio da Série B do Brasileiro.

No clube tricolor, ele se consagrou ao garantir a vaga na elite com o histórico "Milagre dos Aflitos" de 2005, quando o clube bateu o Náutico por 1 a 0 depois de ver o rival perder dois pênaltis e jogar com quatro atletas a mais.

No ano seguinte, foi campeão gaúcho ao bater o rival Internacional dentro do Beira-Rio. Em 2007, ele comandou o Grêmio no vice-campeonato da Copa Libertadores, perdendo na decisão para o Boca Juniors.

No final do ano, Mano deixou o Grêmio e foi contratado pelo Corinthians, que havia sido rebaixado para a segunda divisão. No primeiro ano, o técnico conseguiu o vice da Copa do Brasil e foi campeão com facilidade na Série B.

O auge de Mano no Corinthians foi em 2009, ano que contou com a chegada do ¿fenômeno¿ Ronaldo. A equipe foi campeã invicta do Paulista e bateu o Inter na final da Copa do Brasil.

Em 2010, o Corinthians comemora o centenário e a principal missão era ganhar a Copa Libertadores pela primeira vez. Depois de fazer a melhor campanha na primeira fase, a equipe acabou eliminada pelo Flamengo nas oitavas de final.

Mesmo com a frustração, o clube decidiu renovar o contrato do treinador até o fim de 2011. Líder do Brasileiro, no entanto, Mano se despediu na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani, no Pacaembu, após aceitar o convite para ser o novo técnico do Brasil.

Mano Menezes concede entrevista ao Terra
Mano Menezes concede entrevista ao Terra
Foto: Terra
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade