PUBLICIDADE

Terra na Copa

BNDES emprestará R$ 400 mi para construção de estádio em PE

27 jan 2011 - 15h56
(atualizado às 16h38)
Compartilhar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta quinta-feira a concessão de um empréstimo de R$ 400 milhões para a construção da Arena Pernambuco, estádio que será construído para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.

O empréstimo corresponde a 75% do investimento total que será necessário para que seja erguido um estádio com capacidade para 46 mil torcedores em São Lourenço da Mata, na Grande Recife.

O estádio, que será construído em um prazo de 30 meses, atenderá todas as exigências da Fifa para partidas de Copa, como cadeiras individuais numeradas e à prova de fogo, sinalização interna e externa em três idiomas e sistema de vigilância com câmaras.

O empréstimo do BNDES foi concedido ao governo do Estado de Pernambuco, que será proprietário do estádio, mas que repassou a obra e o direito de administrar o local por 33 anos a um consórcio de empresas privadas liderado pela construtora Odebrecht.

O organismo financeiro, que criou uma linha de crédito especial para financiar os estádios que serão construídos ou reformados para o Mundial, disse ter recebido até agora, e já aprovado, pedidos de crédito para obras nas cidades de Manaus, Salvador, Fortaleza, Cuiabá, Rio de Janeiro e Recife.

Na maioria das 12 cidades-sede, os trabalhos para demolição ou reforma dos estádios já foram iniciadas. O prazo da Fifa para a conclusão é dezembro de 2012, já que algumas deverão receber a Copa das Confederações entre junho e julho de 2013, um ano antes da Copa.

Estádio pernambucano será construído na região metropolitana do Recife e administrado por governo estadual
Estádio pernambucano será construído na região metropolitana do Recife e administrado por governo estadual
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade