PUBLICIDADE

Terra na Copa

Orlando Silva nega pressão por contratação de parceiros da Fifa

13 jun 2011 - 20h32
Compartilhar
Rodrigo Viga
Direto do Rio de Janeiro

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, rechaçou uma suposta pressão que estaria sendo exercida pela Fifa sobre as cidades sede da Copa do Mundo de 2014 para que os municípios contratem empresas parceiras da entidade maior do futebol.

Segundo ele, o Brasil tem leis e regras próprias e que devem ser respeitadas. "Eles ós podem firmar contratos seguinda as leis do Brasil. O Basil tem regras e lei. Imagino que qualquer contratação de serviço, infraestrutura e equipamentos para a Copa vai seguir a lei de licitações. Tem que seguir as regras do jogo", disse Silva.

O Ministro afirmou que é papel da sociedade e dos orgãos competentes essas supostas pressões. "Assinamos 11 compromissos com a Fifa, e todos têm sido cumpridos nas áreas tributária, de marcas e patentes, segurança, visto de trabalho, infraestrtura e outros. Estamos seguindo tudo isso a risco e não há comprimisso com um ou outro fornecedor", acrescentou ele. "Compras governamentais vão seguir as nossas leis", reiterou.

O ministro minimizou ainda um estudo da FGV, divulgado na última sexta-feira, que mostra que apenas 8% dos investimentos que serão feitos em infraestrutura e estádios foram aplicados até agora. Segundo a FGV, a preparação para a Copa está andando em ritmo de cágado.

"O desembolso não pode ser a única referência. Quando você tem um projeto, tem que licitar, contratar o serviço, executar para obter recursos. Desembolso não é o melhor critério para medir a evolução da prepração para a Copa no Brasil", afirmou ele.

"Podemos perceber que inclusive São Paulo, que tinha um ritmo mais lento, avançou. Nós avançamos na questão dos aeroportos. A presidente deu um recado claro: 31 de dezembro é o prazo final para a licitação das obras nas cidades sede.Temos que trabalhar mais e posso dizer que 2011 será melhor que 2010", afirmou Silva.

Orlando Silva garante que as "regras do jogo" estão sendo seguidas na preparação da Copa
Orlando Silva garante que as "regras do jogo" estão sendo seguidas na preparação da Copa
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Rodrigo Viga Cacciatore Gaier Comunicação - Especial para o Terra Rodrigo Viga Cacciatore Gaier Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade