PUBLICIDADE

Terra na Copa

Parreira pede paciência com Mano e aprova retorno de Ronaldinho

12 ago 2011 - 17h02
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
José Guilherme Camargo
Direto de Araxá

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, pediu, nesta sexta-feira, paciência para as jovens promessas do futebol brasileiro, mas aprova os possíveis retornos dos veteranos Kaká e Ronaldinho. Segundo Parreira, o novo grupo de jogadores comandados por Mano Menezes ainda precisa adquirir experiência e confiança.

"Ninguém tem dúvida que Lucas, Pato, Neymar e Ganso são jogadores de alto nível. Agora a Seleção principal é outro nível, os adversários melhores. O jogador precisa de experiência. Eu acho que o Mano (técnico do Brasil) precisa fazer mesmo essa renovação e dar tempo a esses atletas".

De acordo com o treinador, Mano deve insistir em formar uma nova geração e tentar dar "cara ao time". "O segundo pilar seria, ao mesmo tempo que renova o time, implantar um esquema tático. E o terceiro é resultado. Quando as três coisas caminham juntas é o melhor do mundo. De repente os resultados não saem, mas não é motivo para mudar o planejamento", explicou.

Desde que começou a comandar a Seleção, o técnico Mano Menezes estabeleceu a política de renovação de jogadores e vem deixando alguns medalhões de lado. Mas o retrospecto dele contra equipes de alto nível do futebol mundial vem decepcionando os torcedores. Há um ano a frente do Brasil, o treinador perdeu três e empatou um contra os rivais - derrotas contra Argentina, França e Alemanha e apenas um empate em casa contra a Holanda.

"É um trabalho difícil a renovação. Nos acostumamos em lidar por muitos anos com nomes como Rivaldo, Romário, Ronaldo, Ronaldinho e o próprio Dunga. Precisamos de tempo para ajustar na Seleção, é um grupo jovem e novo", advertiu Parreira.

Nesta sexta, o ex-treinador participou de um Seminário sobre os Centros de Treinamento de seleções, em Araxá, região do Alto Paranaíba, em Minas. Ele falou também sobre a possível volta de Kaká e principalmente de Ronaldinho, que vem colecionando boas atuações pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro. O jogador é o artilheiro da competição, com nove gols.

"Sempre vai ter alguém querendo chamar esse ou aquele jogador, cabe ao treinador decidir. Não tem a menor dúvida que o Ronaldinho tem experiência e qualidade e se ele continuar com essas boas atuações no Flamengo é um jogador que pode ser considerado. O próprio Mano já o levou duas vezes".

A última vez que Ronaldinho defendeu a Seleção foi com o próprio Mano Menezes, em 17 de novembro de 2010, em um amistoso contra a Argentina, em Doha no Catar. Na ocasião, a seleção perdeu por 1 a 0, com um gol de Messi.

Segundo Parreira, o novo grupo de jogadores ainda precisa adquirir experiência e confiança
Segundo Parreira, o novo grupo de jogadores ainda precisa adquirir experiência e confiança
Foto: José Guilherme Camargo / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade