Organização da Copa de 2014 define mensagens comerciais
O Brasil já definiu as mensagens comerciais que irá utilizar na organização da Copa do Mundo de 2014. A ordem é mostrar a evolução do país - social e econômica - nos últimos anos e confirmar que ainda é possível crescer mais aos olhos dos outros países.
A mensagem nacional do Mundial será "vamos celebrar nossas conquistas e demonstrar nossas capacidades". Ao público internacional, foi definido o seguinte recado: "o Brasil está pronto para encantar o mundo".
Já o slogan da Copa do Mundo brasileira segue como um mistério. A definição está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.
As mensagens viraram uma tradição para os países mostrarem o grande objetivo na organização de competições de grande porte. Na Copa da Alemanha, foram escolhidas as seguintes frases: "retomada do patriotismo, orgulho de ser alemão" (nacional); "uma Alemanha receptiva, divertida" (internacional), além do slogan "tempo de fazer amigos".
Dois anos depois, a China quis mostrar a sua nova realidade como potência econômica durante as Olimpíadas: "China como o centro das atenções do mundo" (mensagem nacional); "China já é uma das maiores nações do mundo" (mensagem internacional); "Um mundo, um sonho" (slogan).
Por fim, a África do Sul aproveitou as promoções para apresentar as mudanças com o fim do regime apartheid: "construção de uma nação onde se quer viver" (mensagem nacional); "construção bem sucedida da nação África" (mensagem internacional); "chegou a hora" (slogan).